Abertas até 27 de julho inscrições para participação na maior degustação de vinhos de uma safra do mundo

0

Bento Gonçalves (RS) –  Depois de brindar a ‘Safra das Safras’ com uma edição recorde com 395 vinhos de 56 vinícolas, a Associação Brasileira de Enologia (ABE) se prepara para realizar a 29ª Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2021. A primeira etapa começa dia 27 de julho com a abertura das inscrições das amostras para vinícolas de todo o país. 

As empresas terão 23 dias para garantir sua participação na maior degustação de vinhos de uma safra do mundo. O prazo encerra no dia 18 de agosto. O regulamento, assim como a ficha de inscrição, estão disponíveis no site da entidade, através do link https://www.enologia.org.br/area-restrita/eventos/.

Desafiada a se reinventar frente a uma pandemia global e diante da melhor safra da história do vinho brasileiro, a ABE arriscou no modelo on-line, superando as expectativas na edição do ano passado. A aposta deu tão certo que a entidade não apenas manteve o formato digital para este ano, como também o novo período de realização, que até 2019 era no último sábado de setembro e desde 2020 passou a ser no início de novembro. As mudanças permitiram que o vinho brasileiro chegasse na casa de brasileiros de 24 estados, além de facilitar a participação de vinícolas de outras regiões que têm sua produção mais tardia. 

“O kit das 16 garrafas de 187 ml conquistou o público, que pode acompanhar a Avaliação ao vivo pelo Youtube, além de compartilhar a experiência entre amigos no aconchego de casa, na empresa entre colegas ou em ambientes abertos, garantindo maior segurança a todos”, destaca o presidente da ABE, enólogo André Gasperin.

Mas para que todo este grande momento do vinho brasileiro aconteça é necessário, inicialmente, que as vinícolas inscrevam suas amostras da Safra 2021, que serão avaliadas às cegas por um corpo técnico durante o mês de setembro. O resultado será apresentado ao vivo pelo canal da ABE no Youtube no dia 6 de novembro. 

Para degustar as 16 amostras selecionadas entre as mais representativas da Safra 2021, o público vai precisar esperar até o dia 28 de setembro para adquirir os kits com as 16 garrafas de 187 ml, que este ano terá três ao invés de duas taças personalizadas, permitindo que mais pessoas vivam a experiência. A venda será através do site www.enologia.org.brQuem nunca participou da Avaliação pode acessar o link https://www.youtube.com/watch?v=X7tshQ7iCTg e assistir a edição anterior. Mais de 7 mil pessoas já visualizaram.

No ano passado, as 11,2 mil garrafas percorreram até 5,2 mil quilômetros para chegar à casa de todos que participaram do evento. Foram quase 3 litros de vinho cada kit, o que permitiu que até três pessoas pudessem degustar cada amostra, chegando a mais de 2 mil pessoas. Para isso, foram mais de 2 mil litros de vinho, 130 litros cada amostra. Com transmissão ao vivo aberta e gratuita para o mundo, a Avaliação Nacional de Vinhos pode ser acompanhada por milhares de apreciadores, que mesmo sem ter tido a oportunidade de adquirir o kit, porque era limitado e a venda esgotou em menos de 2 horas, abriram seu vinho brasileiro de preferência e viveram a experiência no sofá de casa.

CATEGORIAS | NÚMERO DE AMOSTRAS CLASSIFICADAS ENTRE AS 16 MAIS REPRESENTATIVAS

– Categoria I – Vinho Base para Espumante (três amostras)

– Categoria II – Vinhos Brancos Finos Secos Não Aromáticos (duas amostras)

Grupo A: Vinhos da variedade Chardonnay

Grupo B: Vinhos de outras variedades não Aromáticas

– Categoria III – Vinhos Brancos Finos Secos Aromáticos (duas amostras)

Grupo A: Vinhos de variedades Moscatéis

Grupo B: Vinhos de outras variedades Aromáticas

– Categoria IV – Vinhos Rosés Finos Secos (uma amostra)

– Categoria V – Vinhos Tintos Finos Secos Jovens (uma amostra)

– Categoria VI – Vinhos Tintos Finos Secos (sete amostras)

Grupo A: Tintos Varietais (de cinco a sete amostras)

Grupo B: Tintos de Corte (de uma a duas amostras)

CRONOGRAMA 29ª AVALIAÇÃO NACIONAL DE VINHOS – SAFRA 2021

 (*) Com informações da ABE

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta