ABF Franchising Expo encerra edição de 2022 com 65 mil visitantes e empreendedores de todo o Brasil e do exterior

0

Brasília – Após dois anos em período de pandemia, a ABF Franchising Expo, uma das maiores feiras de franquias do mundo, retornou trazendo novidades e mostrando o desejo do brasileiro de empreender. A 29ª edição do evento ocorreu entre os dias 22 e 25 de junho, na Expo Center Norte, em São Paulo. Em quatro dias de feira, a visitação chegou a 65 mil pessoas, incluindo empreendedores de todo o Brasil e do exterior. O evento também reuniu 457 marcas expositoras, sendo quase 200 participando pela primeira vez.

Além de toda a programação e estandes da feira, o Franchising Brasil — resultado da parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a Associação Brasileira de Franchising (ABF) — trouxe cinco investidores latino-americanos para a exposição. O grupo veio ao Brasil para conhecer as franquias do programa com estande na feira e foi composto pelos seguintes convidados:  Marcela Varas Cataldo, do Chile; Christian Trovato, do Paraguai; e os peruanos Jorge Wong, Richard Lovon e Martha Garate Chavez.

A feira representa e alavanca um setor que já recuperou grande parte dos impactos da pandemia. As franquias registraram um crescimento de quase 14% em 12 meses, atraindo cada vez mais investidores. O volume total de unidades cresceu 9,1% em 2021. Atualmente, o franchising brasileiro fatura mais de R$ 185 bilhões e dispõe de mais de 171 mil operações no país, com quase 1,5 milhão de empregos diretos.

O presidente da ABF, André Friedheim, não poderia estar mais realizado com os resultados do evento: “Sem dúvida esta foi a feira da retomada do setor após dois anos desafiadores de pandemia. É muito importante notar que o interesse permanece por parte dos dois lados: as redes de franquia com planos agressivos de crescimento, e empreendedores ávidos por novidades e negócios lucrativos. O presencial continua sendo um ambiente muito favorável para fazer este match, alavancando o crescimento do setor nos próximos meses”, encerra.

ABF Franchising Week 2022

Em paralelo ao evento, aconteceu a Franchising Week, o maior encontro do setor na América Latina. A edição deste ano ocorreu entre os dias 20 e 24 de junho e contou com a participação de cerca de 5 mil pessoas, incluindo o presencial e o online. O evento retomou o forte networking tão característico do franchising, promovendo cinco dias intensos de imersão em conteúdos de qualidade do setor, com debates e palestras de especialistas renomados.

Durante a Franchising Week, no dia 22 de junho, também ocorreu a cerimônia de premiação dos Destaques de Internacionalização 2022. Cases de cinco marcas foram contemplados com o troféu: Chilli Beans, Espaçolaser, iGUi, Oakberry e Sobrancelhas Design.

Diogo Capuzzo, superintendente de Nichos, Cadeias, Franquias e Parcerias do Banco Santander, rede que participou da 29ª ABF Expo, afirma que teve uma ótima experiência no evento. “O Santander está há sete anos como parceiro da ABF Expo. Conseguimos nessa edição mais de vinte contatos para negócios futuros, além das franquias que já são nossos clientes. Nossa participação foi super satisfatória. Cada vez mais vamos estar inseridos neste setor, mais próximos dos franqueadores e da ABF, para que de fato conseguirmos auxiliar empresas e pessoas a prosperarem”, cita.

(*)  Com informações da ApexBrasil

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta