Acordo alfandegário de reconhecimento mútuo de AEO China-Brasil ajuda a facilitar exportação de automóveis chineses

0

Nanchang – No depósito da Jiangxi Jiangling Motors Import & Export, funcionários chineses da alfândega estão inspecionando carros que estão prestes a “cruzar o oceano” para serem exportados para o Brasil. Este é o primeiro lote de carros na Província de Jiangxi que desfruta da política de facilitação comercial desde a implementação do acordo de reconhecimento mútuo do status do Operador Econômico Autorizado (AEO, em inglês) entre as alfândegas da China e do Brasil em 1º de janeiro.

O AEO foi iniciado pela Organização Mundial das Alfândegas. Sob o acordo, as companhias que obtêm o status do AEO nos dois países desfrutarão de procedimentos alfandegários simplificados, como verificação reduzida ou prioridade de desembaraço aduaneiro, quando exportarem produtos para o outro país.

Yao Wei, diretor do Departamento de Gestão Empresarial e de Inspeção da Alfândega de Nanchang, afirmou que o acordo de reconhecimento mútuo do AEO entre a China e o Brasil entrou em vigor a partir do 1º de janeiro. Este é o segundo acordo de reconhecimento mútuo do AEO oficialmente implementado pela China na América do Sul, depois do acordo com o Chile.

Foto: Alfândega de Nanchang/distribuição via Xinhua

“O acordo de reconhecimento mútuo do AEO estabeleceu um ‘canal verde’ mais conveniente para as exportações de automóveis”, assinalou Ma Jun, diretor responsável pelo comércio exterior da Jiangxi Jiangling Motors Import & Export, acrescentando que uma série de medidas de facilitação aumentarão efetivamente a rotatividade dos recursos das empresas e reduzirão os custos operacionais.

O acordo de reconhecimento mútuo do AEO é considerado um “cartão dourado” para desalfandegamento de mercadorias de importação e exportação. No processo de desalfandegamento, as alfândegas da China e do Brasil proporcionarão às empresas do AEO uma série de medidas de facilitação, incluindo aplicar uma taxa mais baixa de revisão de documentos; reduzir a taxa de inspeção para bens de importação e exportação; dar prioridade para a inspeção de mercadorias que requerem inspeção física; designar funcionários alfandegários de ligação responsáveis por comunicar e resolver problemas encontrados pelas empresas do AEO no processo; assim como desfrutar da prioridade de desembaraço aduaneiro após a retomada comercial posterior à interrupção do comércio internacional devido ao aumento do nível de alerta de segurança, fechamento de fronteiras, desastres naturais, emergências perigosas ou outros graves acidentes.

Como a única empresa automotiva na Província de Jiangxi que obteve a certificação avançada do AEO, a Jiangxi Jiangling Motors Import & Export dedica-se principalmente à importação e exportação de autopeças e automóveis completos, com negócios em mais de 110 países e regiões ao redor do mundo. Em 2021, a empresa exportou 30.962 veículos no valor de 3,3 bilhões de yuans (US$ 515,6 milhões), um aumento de 66,5% em relação a 2020, dos quais 1.450 veículos foram exportados para o Brasil, com o valor de 160 milhões de yuans.

Foto: Alfândega de Nanchang/distribuição via Xinhua

A fim de apoiar a exportação de automóveis “Made in Jiangxi”, a Alfândega do Lago Qingshan afiliada à Alfândega de Nanchang, na capital provincial de Jiangxi, implementou com precisão a formação empresarial, orientou as empresas a melhorar continuamente sua própria gestão por meio de aconselhamento de campo “um para um”, a fim de ajudá-las a obterem a certificação alfandegária do AEO.

A introdução da política de facilitação do comércio acelerou o ritmo de globalização das empresas. “O acordo de reconhecimento mútuo do AEO ajuda a melhorar a reputação internacional da nossa empresa e fortalece nossa confiança e segurança na exploração do mercado brasileiro”, disse Ma Jun.

(*) Com informações da Agência Xinhua

Deixe uma resposta