AEB espera bater recorde de participação com a primeira edição virtual do ENAEX em novembro

0

Da Redação

Brasília – A Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB) promove nos dias 12 e 13 de novembro o 39º. Encontro Nacional de Comércio Exterior –ENAEX 2020– que terá como tema “Mais infraestrutura, menos custos e mais mercados externos” e a expectativa é de que o principal evento no calendário do comércio exterior brasileiro, que terá pela primeira vez uma edição virtual, conte com a participação recorde de 3.500 do Brasil e de mais de 20 países.

O  presidente da AEB, José Augusto de Castro  aguarda uma grande participação dos países da região, que pela primeira vez terão a oportunidade de acompanhar ativamente as palestras, workshops, conferências mesmo sem estarem presentes fisicamente. Segundo o dirigente da AEB, “se esse número de participantes for mesmo alcançado, teremos um recorde pois a maior participação registrada foi de 2.500 pessoas”.

O presidente da AEB destacou que o ENAEX 2020 terá uma novidade especial: “estamos criando um pavilhão de startups com o objetivo de estimular pequenas e médias empresas a participarem do Encontro e dessa forma buscarem sua inserção no comércio internacional”.

A realização no dia 28 de julho passado, também pela primeira vez, de uma edição virtual do Encontro Nacional de  Comércio Exterior de Serviços, o ENASERV,  trouxe ensinamentos  que estão sendo bastante úteis à AEB na organização do ENAEX igualmente não presencial.

De acordo com José Augusto de Castro, “O ENASERV serviu como um bom parâmetro para o ENAEX, porque é um evento pequeno, enquanto o ENAEX é um fórum gigante. O ENASERV nunca conseguiu atrair mais de 600 pessoas e o último ENAEX contou com a participação de 2.750 empresas de 19 países”.

Para o ENAEX 2020, a previsão é de um número ainda maior de participantes, conforme ressalta o presidente da AEB: “temos a expectativa de uma forte participação do exterior e principalmente dos países vizinhos aqui da América do Sul, num evento voltado para o mercado interno e também com o objetivo de atrair empresas  para o mercado internacional”.

Em linhas gerais, a edição de 2020 do ENAEX será praticamente a mesma do evento realizado em 2019, com a diferença que o evento do ano passado aconteceu presencialmente e o deste ano será virtual. Mas José Augusto de Castro afirma que as diferenças param por aí: “se olharmos para os dois eventos, veremos que ambos têm tudo o que de melhor se pode oferecer, porque a exemplo do que ocorre no evento presencial, no ENAEX virtual também teremos todos os estandes (virtualmente), os painéis também virtuais. A diferença reside apenas no fato de que um Encontro é  real e o outro virtual. Na edição deste ano teremos vários eventos simultâneos, com palestras sendo realizadas de forma paralela no plenário e reuniões igualmente simultâneas. Ou seja, o ENAEX 2020 será um evento multimídia e nossa expectativa em torno do evento é muito boa”.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta