Rio de Janeiro – Equidade de gênero, liderança feminina, facilitação do comércio, mediação e negociação e, principalmente, tecnologia são temas do 2º Encontro Nacional de Mulheres no Comércio Exterior (Emex), a ser realizado no próximo dia 15 de março, às 9h, pela Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB),em parceria com o Hub Mulheres no Comex. O evento é gratuito e totalmente online mediante inscrições inscrição prévia.
“O comércio exterior conta com inúmeras mulheres competentes e preparadas para assumir grandes responsabilidades nas mais diversas áreas. O sucesso do evento do ano passado não chegou a ser surpresa, nós testemunhamos, ano após ano, o quanto essas profissionais contribuem efetivamente para o desenvolvimento do setor. Por tudo isso, o Emex já entrou para o calendário anual da AEB”, garante o presidente executivo da AEB, José Augusto de Castro.

Com o tema, “Mulheres, Comércio Exterior e Tecnologia, o evento contará com uma programação com referências femininas importantes do comércio exterior, como Ana Paula Lindgren Alves Repezza, secretária executiva da Câmara de Comércio Exterior do Ministério da Economia (Camex); Glenda Lustosa, subsecretária da Secretaria de Facilitação de Comércio Exterior no Ministério da Economia; Vera Thorstensen, coordenadora do Centro de Comércio Global da Fundação Getulio Vargas (FGV-SP); Maria Luisa Cravo, gerente de Marketing e Clientes da Apex-Brasil; Roberta Portella Geraldo, co-fundadora da Câmara AEB de Mediação de Conflitos (CAAEB); Renata Malheiros, coordenadora nacional de Empreendedorismo Feminino do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), entre outras.

“A tecnologia tem sidoum pilar importante para o desenvolvimento e avanço no comércio exterior, seja nos procedimentos ou nos negócios, e a mulher tem que participar disso, se atualizando sobre os conhecimentos específicos, desenvolvendo algumas habilidades, além de saber lidar com o comércio eletrônico. Pensamos nesse tema, “Mulheres, Comércio Exterior e Tecnologia”, preparamos uma agenda incrível, com mulheres de destaque no comércio exterior. Lembrando que os homens também são bem-vindos”, convoca a fundadora do Hub Mulheres no Comex e CEO da Labcomex Consultoria Importação e Exportação MPMEs e Mulheres, Monnike Garcia.
A primeira edição
Em 2020, o 1º Encontro Nacional de Mulheres no Comércio Exterior contou com 1.930 participantes – 89% do gênero feminino. Mais de 25% das mulheres que acompanharam o evento ocupavam cargos superiores em suas atividades profissionais, demostrando qualificação técnica e profissional. As 14 palestrantes da primeira edição abordaram temas como logística e a rivalidade econômica entre EUA e China.
2º Encontro Nacional de Mulheres no Comércio Exterior (Emex)
Data: 15 de março de 2022
Horário: 9h às 17h
Inscrições gratuitas: Inscrições
Programação
09:15 – ABERTURA
- José Augusto de Castro, presidente executivo da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB)
- Monnike Garcia, fundadora do Hub Mulheres no Comex e CEO da Labcomex Consultoria de Importação e Exportação para MPMEs e Mulheres
09:30 – PAINEL 1: OS IMPACTOS DO COMÉRCIO INTERNACIONAL PARA AS MULHERES
- Ana Paula Lindgren Alves Repezza, secretária executiva da Câmara de Comércio Exterior do Ministério da Economia (Camex)
10:00 – PAINEL 2
- Anna Claudia Zaleski Mori do Internacional Trade Centre
10:30 – PAINEL 3: DESAFIOS DO COMÉRCIO EXTERIOR: OMC X OCDE, MEIO AMBIENTE, ECONOMIA DIGITAL E MULHER
- Vera Thorstensen, coordenadora do Centro de Comércio Global da Fundação Getulio Vargas (FGV-SP)
11:00 – PAINEL 4: PROGRAMAS DA APEX EM TECNOLOGIA
- Maria Luisa Cravo, gerente de Marketing e Clientes da Apex-Brasil
11:30 – PAINEL 5: MULHERES E TECNOLOGIA NA MEDIAÇÃO E NA NEGOCIAÇÃO
- Roberta Portella Geraldo, advogada, co-fundadora e diretora-executiva da Câmara AEB de Mediação de Conflitos (CAAEB), mestre em Direito Internacional pela Universidade de São Paulo (USP) e professora na Escola de Direito da Fundação Getulio Vargas (FGV)
12:00 – Intervalo
14:00 – PAINEL 6: RELATÓRIO SOBRE OS DESAFIOS DA FACILITAÇÃO DO COMÉRCIO PARA MULHERES NO COMÉRCIO EXTERIOR E DESPACHANTES ADUANEIRAS
- Glenda Lustosa, subsecretária da Secretaria de Facilitação de Comércio Exterior no Ministério da Economia
14:30 – PAINEL 7: MULHERES, LIDERANÇA E OS DESAFIOS DA INCLUSÃO NA TECNOLOGIA
- Renata Malheiros, coordenadora Nacional de Empreendedorismo Feminino do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), co-fundadora da Alumna Mentoria, mestre em Desenvolvimento Internacional pela Universidade de Cambridge (ING) e membro da Rede de Mulheres e Liderança da Universidade de Columbia (EUA)
15:00 – PAINEL 8: DESAFIOS DA EQUIDADE DE GÊNERO NO SEGMENTO MARÍTIMO-PORTUÁRIO E QUALIFICAÇÃO
- Luciane Guerise, diretora executiva da ATP e vice-presidente da Women’s International Shipping and Trade Association (WISTA-Brazil)
15:30 – PAINEL 9: PLATAFORMAS DE COMÉRCIO EXTERIOR INCLUSIVAS – GLOBAL TRADE HUB
- Lara Gurgel, lider no Programa Trade Facilitation na Palladium Group
16:00 – PAINEL 10: MULHERES NA TECNOLOGIA DE COMÉRCIO EXTERIOR
- Beatriz Grance Rinn, presidente da Blue Route e diretora da Cisa Trading (moderadora)
- Adriana Cristina Augusto, gerente de Desenvolvimento de Sistemas da Santos Brasil
- Fabiana Alencar, gerente de TI da Brasil Terminal Portuário (BTP)
- Juliana Rodrigues, gerente de TI da Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados (ABTRA)
17:00 – ENCERRAMENTO
- José Augusto de Castro, presidente executivo da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB)
- Monnike Garcia, fundadora do Hub Mulheres no Comex e CEO da Labcomex Consultoria de Importação e Exportação para MPMEs e Mulheres
(*) Com informações da AEB