Da Redação – Representantes da Koelnmesse GmbH, empresa promotora da Anuga, a maior feira de alimentos do mundo, virão ao Brasil na última semana de julho para avançar com os entendimentos visando a realizar no País, em março de 2019, a primeira edição latino-americana dessa importante feira.
A agenda dos dirigentes alemães está sendo montada e eles deverão ter reuniões com funcionários do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), da Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) entre outros.
Segundo o presidente da Abrafrutas, Luiz Roberto Barcelos, “a realização no Brasil de uma feira com as características da Anuga é um fato da maior relevância para o setor de alimentos e em especial para a fruticultura nacional. Nós não temos aqui no Brasil um evento dessa magnitude e o que existe mais aproximado é a feira da Apas, que é mais focada nos alimentos industrializados. Falta ao Brasil uma feira destinada à fruticultura e ainda que a mostra de Anuga seja voltada para os alimentos processados, ela também contempla espaços para a comercialização de frutas”.
O presidente da Abrafrutas destacou ainda que “com a realização de uma edição da feira de Anuga em nosso país vamos pleitear que haja um espaço reservado para as frutas frescas. Nossa expectativa é de que durante a feira no Brasil os organizadores tragam compradores de fora, o que poderá gerar bons resultados para a cadeia da fruticultura nacional”.
Luiz Roberto Barcelos informou ainda que a Abrafrutas e suas empresas associadas estarão presentes à próxima edição da feira Anuga, a ser realizada de 7 a 11 de outubro, na cidade alemã de Colônia.
Segundo ele, “vamos participar com um estande de 400m2, que será compartilhado pelas empresas associadas à Abrafrutas. Os países europeus são os principais importadores das frutas brasileiras mas, além dos representantes dos países do bloco europeu, a feira atrairá, como acontece todos os anos, importadores de todos os países do mundo, o que ajudará bastante na prospecção de novos mercados”.
A feira de Anuga terá vários pavilhões para abrigar empresas dos setores de alimentos finos, alimentos congelados, carnes, alimentos refrigerados frescos, lácteos, pães e gastronomia, bebidas, orgânicos, tecnologia e serviços, bebidas quentes e infusões.