Apex aprimora mecanismos de monitoramento de mercados e orienta empresários no combate à Covid-19

0
278

Última atualização:

Brasília – A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) adaptou suas ferramentas de monitoramento de mercados no contexto da pandemia de Covid-19. A Agência busca fornecer informações sobre o mercado e oferecer serviços online a empresários brasileiros e investidores estrangeiros, para facilitar a tomada de decisão no cenário atual.

O conteúdo está reunido no hotsite da Apex-Brasil sobre a Covid-19, criado como resposta ao combate à pandemia. A página oferece estudos, notícias e relatórios de mercado, área exclusiva para investidores estrangeiros e acesso ao podcast ApexCast. Destaca-se o painel de inteligência, em que é possível obter informações atualizadas sobre mais de 30 mercados. O hotsite registrou mais de 15 mil acessos desde sua inauguração em abril.

A Agência também estruturou e disponibilizou, gratuitamente, uma série de webinars. Os temas abordados focaram no impacto da pandemia no mercado brasileiro, a saber: o impacto da Covid-19 nos mercados, o treinamento para uso do painel de monitoramento, a questão do agronegócio brasileiro, as exportações para a China, o e-commerce, a transformação digital orientada para negócios no novo cenário, a União Europeia e a Covid-19, entre outros. Esses conteúdos estão disponíveis no canal da Apex-Brasil no Youtube.

O ApexCast,  lançado em abril, já conta com seis edições: negócios internacionais em saúde, em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos e Odontológicos (Abimo); o impacto da Covid-19 na União Europeia e em seu relacionamento comercial com o Brasil; o impacto da Covid-19 no relacionamento Brasil-EUA; o setor farmacêutico brasileiro e a Covid-19, em parceria com a Associação Brasileira de Insumos Farmacêuticos (Abiquifi); os impactos da Covid-19 no comércio Brasil-China; e os impactos da Covid-19 no comércio Brasil-Rússia.

Além do apoio dos Escritórios da Apex-Brasil no exterior, também contribuem para essa iniciativa entidades e associações que fazem parte de projetos setoriais da Agência.

A Apex-Brasil também participa de ações específicas de associações e organizações, oferecendo sua análise técnica sobre a situação atual do mercado. Nesse sentido, o presidente da Apex-Brasil, Sérgio Segovia, participou do debate promovido pela Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), sobre a facilitação e a promoção de investimentos no contexto da pandemia global, e de reuniões virtuais do Fórum Econômico Mundial sobre o tema Covid Action Platform Global Leader.

Em maio, a Apex-Brasil programou uma série de reuniões com o setor produtivo brasileiro para traçar estratégias de ação para a saída da crise, além de discussões sobre transformação digital, segurança alimentar e marketing internacional.

(*) Com informações da Apex-Brasil

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta