Apex cria blog “O Brasil que Vai Além” para contar experiências de exportadores brasileiros

0

Brasília – Histórias inusitadas dos exportadores brasileiros estão reunidas no blog “O Brasil que Vai Além”, criado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). No ar, em caráter experimental desde maio deste ano, a página obrasilquevaialem.apexbrasil.com.br foi lançada oficialmente  nesta quinta-feira (7) como parte da programação do Encontro Nacional de Comércio Exterior (Enaex 2014), realizado no Centro de Convenções Sul América, no Rio de Janeiro.

Desenvolvido para ser uma ferramenta de storytelling, o blog já congrega 17 casos de empresas exportadoras apoiadas pela Apex-Brasil. Com a reformulação, que aperfeiçoou layout e acessibilidade, a página vai ganhar mais dois textos inéditos. A meta agora é postar conteúdo novo semanalmente.

A ideia da criação do blog, segundo o presidente da Agência, Maurício Borges, é apresentar a experiência de empreendedores brasileiros, destacando os processos de internacionalização de seus produtos, serviços e marcas. “Queremos motivar mais empresários a romper as fronteiras geográficas do mercado brasileiro e considerar a possibilidade de exportar”, destacou. Além disso, Borges explicou que uma das funções essenciais da Apex-Brasil é promover a disseminação da cultura exportadora “e o blog é um excelente canal para isso”, ressaltou.

Primeiras histórias

As trajetórias de empresários brasileiros que foram destaque no Prêmio Apex-Brasil, ocorrido em maio deste ano, foram as primeiras a serem postadas no blog. Os leitores já podem conferir textos que contam como Sonia Hess (Dudalina) começou a trabalhar nos negócios da família e porque o imigrante alemão Henrique Meyerfreund (Garoto) resolveu instalar sua fábrica de chocolates no Espírito Santo. Há também a história dos empresários Djalma Rodrigues da Fanem, maior fabricante de incubadoras da América Latina, e Alexandre Vasto da Nunaat, empresa de cosméticos. O que conecta essas histórias é o desafio enfrentado por cada um desses empreendedores no comércio exterior de seus produtos.

O leitor também pode conferir o que acontece quando duas gigantes do setor de alimentos se fundem e criam a BRF, empresa que busca ampliar as oportunidades de negócios em mercados externos. Outros cinco textos apresentam como as exportações impactaram os negócios de empresas do setor de máquinas: Embarer, WEG, Polimáquinas, Marcopolo e Foton.

O blog foi construído dentro do conceito “Brasil Beyond” que, desde o início do ano, orienta todas as ações promocionais e de comunicação e marketing da Apex-Brasil, colaborando para disseminar atributos positivos do País em um mundo competitivo e globalizado. O “Brasil Beyond” comunica um país muito além dos estereótipos, das expectativas e dos valores já conhecidos pelo mundo. Um país inovador, cheio de oportunidades e um forte parceiro comercial.

Storytelling

Contar histórias é transmitir conhecimento, dividir experiências. É uma maneira simples de aproximar pessoas, de passar ensinamentos e transmitir valores. A Apex-Brasil, em quase 17 anos de atuação, convive diariamente com histórias de atuação das empresas brasileiras em mercados estrangeiros.

São narrativas sobre como empresas brasileiras venceram barreiras geográficas, culturais e comportamentais.  Os textos descrevem casos de sucesso com o objetivo de incentivar novas empresas brasileiras a iniciar seu caminho no processo exportador.  A intenção do blog “O Brasil que Vai Além” é reunir as histórias das empresas exportadoras brasileiras que trabalham com a Apex-Brasil e que, de alguma forma, tiveram o processo de internacionalização auxiliado pelas ações da Agência.

Fonte: Apex-Brasil

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta