Brasília – O Brasil é um dos países que mais empreendem no mundo: cada vez mais, suas empresas destacam-se por qualidade e preço competitivo. A Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (ApexBrasil) enxerga esse potencial desde sua criação, há 25 anos.
Desde 2008, quando tomou a frente do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), que é oferecido de forma gratuita para empresas que querem se preparar de forma planejada e segura para o mercado internacional, mais de 25 mil empresas já foram qualificadas e agora a agência dá mais um passo e lança uma exposição e um catálogo inéditos para apresentá-las ao mundo. Acesse o material aqui.
A iniciativa leva o nome de Vitrine PEIEX e é organizada pelas Gerências de Competitividade, de Infraestrutura, Eventos e Comunicação da ApexBrasil. Sua inauguração oficial foi realizada no dia 5 de outubro de 2022, na sede da ApexBrasil, em Brasília, e a Vitrine também será uma exposição itinerante, que marcará presença em alguns dos eventos que a instituição participará.
A Vitrine PEIEX foi lançada também em formato de catálogo digital, com detalhes sobre as histórias das marcas, núcleos do PEIEX pelos quais foram atendidas e foco de seus planos de exportação. O material está disponível no link e pode ser baixado de forma gratuita. As empresas estão divididas em oito segmentos: Alimentos e Bebidas; Saúde, Higiene e Beleza; Moda, Acessórios e Vestuário; Casa, Móveis e Decoração; Pet; Industrial; Embalagens e Serviços e Lazer.
O que mais chama a atenção é a variedade de segmentos e a forma como cada produto, em sua particularidade, é inovador, criativo e traz estratégias inteligentes e sustentáveis para seus setores. Como é o caso da Desplastifique, de Londrina (PR), que enviou seus panos feitos à base de cera de abelha para servirem de embalagens reutilizáveis e biodegradáveis para armazenamento de alimentos, e da Brilho do Sol, de Uberlândia (MG) que atua no segmento moda praia também com materiais biodegradáveis e estampas vibrantes, que fazem referência à tropicalidade do Brasil.
A cultura como vantagem
A brasilidade é observada em quase todos os produtos alimentícios da Vitrine, como castanhas, chocolates especiais, cachaças e cafés, e pode ser apontada como mais um elemento que agrega valor à balança comercial brasileira.
“Quem vê essa Vitrine fica impressionado com a variedade de influências culturais e de produtos. E essa é a força vital do Brasil: a população ser diversa, criativa e empreendedora. Por muito tempo, a população brasileira não explorava isso no mercado internacional, porque se tinha a ideia de que o mercado doméstico bastava às cadeias produtivas. Mas, o mundo mudou. O mundo oferece oportunidades e é fantástico que as empresas cresçam e floresçam, podendo mostrar, como agora com a Vitrine PEIEX, sua pujança e atrair negócios”, diz o presidente da ApexBrasil, Augusto Pestana.
E como bem destaca Pestana, os negócios internacionais têm oportunidades para produtos de todas as regiões brasileiras. A linha de alimentos à base de ingredientes essencialmente amazônicos da Manioca, que tem sede em Belém, já é vendida em diversos países e ganhou prêmio em 2018 na SIAL Paris, maior feira de alimentos e bebidas da Europa. Com geleia de muruci e molho de tucupi, a marca integra a Vitrine PEIEX.
“Nossos produtos são à base de ingredientes essencialmente amazônicos e muito da origem de seu preparo e consumo advém de povos tradicionais do Norte. Ver nossa marca ganhar relevância no exterior é mais do que apenas negócio, é ver a valorização de toda uma cultura”, destaca o CEO da Manioca, Paulo Monteiro dos Reis.
(*) Com informações da ApexBrasil