ApexBrasil lança programa de capacitação para atender 150 empresas de Cascavel e Foz do Iguaçu na exportação

0

Brasília No dia 22 de junho, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) lançará um importante instrumento de apoio à exportação em Cascavel e Foz do Iguaçu: a inauguração de um Núcleo do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX). Na região, o PEIEX será executado por meio de uma parceria da ApexBrasil com a Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE através de convênio firmado até 2024. O evento de lançamento será realizado na Sala dos Conselhos Superiores na Reitoria da UNIOESTE em Cascavel.

O Núcleo tem sede em Cascavel e um polo em Foz do Iguaçu e o objetivo é qualificar 150 empresas da região Oeste e Sudoeste do estado para que passem a comercializar seus produtos em outros países. É a terceira edição do PEIEX na região, em sua última edição, de 2019 a 2021, o programa atendeu 201 empresas.

O evento contará com a participação do Reitor da UNIOESTE, Dr. Alexandre Almeida Webber e da Coordenadora do Núcleo Operacional, Dra. Maria Araujo Piedade. A ApexBrasil estará presente através do Representante da ApexBrasil para a região Sul, Sr. Gabriel Isaacsson e da Coordenadora de Qualificação da ApexBrasil, Sra. Rita Albuquerque.

“É uma renovação de uma frutífera parceria da ApexBrasil em Cascavel. A estrutura fornecida pela UNIOESTE favorece o aprofundamento do PEIEX nas regiões Oeste e Sudoeste do estado, além de possibilitar a qualificação de novas empresas através do polo de Foz do Iguaçu. As empresas locais, independente de porte, podem contar com essa parceria para alavancarem seus processos de internacionalização”, disse a Coordenadora de Qualificação da ApexBrasil, Rita Albuquerque.

 

Funcionamento do programa

A metodologia do programa é aplicada por meio de visitas de Monitores e Técnicos do PEIEX. Após uma série de visitas técnicas, que podem ser presenciais ou remotas, o empresário recebe um plano de trabalho, contendo assuntos teóricos e práticos relativos à exportação que devem ser abordados durante o processo de qualificação. Para ser considerada qualificada, a empresa deve receber todas as informações estabelecidas no plano de trabalho. Na etapa final do trabalho de qualificação, as empresas recebem um Plano de Exportação, no caso de empresa de bens, ou um Mapa de Valor, no caso de empresas de serviços, elaborado em conjunto com o Técnico do PEIEX. Nele, constam informações estratégicas e operacionais para exportação.

 

Participação

A participação no programa é gratuita e podem se inscrever empresas de todos os setores e porte com CNPJs ativos, produto ou serviço exportável, que desejam se qualificar para exportação em até dois anos e tenham condições de aumentar sua produção ou dedicar parte dela para atender clientes internacionais. Possibilidade de adaptar produtos e serviços para o mercado internacional, disponibilidade para melhorias de gestão e recursos financeiros para investir na exportação (ou concordem em exportar de forma indireta) também são critérios observados.

 

(*)  Com informações da ApexBrasil

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta