ApexBrasil realizará webinar para debater oportunidades de exportação para produtos da bioeconomia amazônica

0

Brasília – No dia 11 de agosto, especialistas em comércio exterior e em bioeconomia amazônica participarão do webinar de lançamento do estudo “Alimentos e Bebidas da Amazônia Legal: Oportunidades e Apelos Globais”, da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). O evento será on-line, a partir das 9h, e contará também com a presença de empresários que relatarão seus casos de sucesso em exportações de diferentes produtos da região.

O evento tem como proposta apresentar os principais destaques do estudo e as perspectivas de ampliação da participação dos produtos da bioeconomia no mercado internacional e de diversificação de destinos. O intuito é que produtores de alimentos e bebidas da região, que já exportam ou têm intenção de exportar, além de parceiros institucionais e demais interessados no tema conheçam as oportunidades de exportação para os produtos locais.

O webinar contará com a participação de três empresas da região com experiência em exportação focada em agregação de valor: a Manioca, empresa de alimentos especializada em produtos e ingredientes da Amazônia; a Fazenda Panorama, pioneira na produção de cacau na região transamazônica; e a CAFERON, associação de produtores de cafés Robustas Amazônicos especiais com denominação de origem inédita.

O seminário também trará a perspectiva de profissionais posicionados em mercados-alvo dos produtos da biodiversidade. Estarão na programação a analista sênior do Escritório da ApexBrasil em Bruxelas, Magdalena Smorczewska, e do Adido Agrícola da Embaixada do Brasil em Tóquio, Marco Aurélio Pavarino. Comporão o debate, ainda, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (Faea), Muni Lourenço Silva Jr., e o Superintendente do SEBRAE/RO, Samuel Almeida. A abertura do evento será realizada pelo presidente da ApexBrasil, Augusto Pestana, e pela chefe do escritório do MRE para a região norte (ERENOR), Ministra Maria Deize Jorge.

Bioeconomia

Os consumidores estão cada vez mais dispostos a pagar mais por opções que reduzam seu impacto no planeta. Há uma crescente exigência por qualidade, sustentabilidade, saudabilidade e comércio justo. Para os produtores amazônicos que compatibilizam a produção com a manutenção da floresta, trata-se de oportunidade para atingir mercados de maior poder aquisitivo.

Atualmente, apesar de uma grande parcela dos alimentos e bebidas exportados pela Amazônia Legal apresentarem diferenciais competitivos, a participação desses produtos no mercado mundial ainda está abaixo da média das exportações brasileiras. Por isso, o evento buscará debater as estratégias para alavancar esse setor, impulsionando o desenvolvimento sustentável e reforçando a imagem do Brasil como referência em bioeconomia.

 

Webinar: Alimentos e Bebidas da Amazônia – Oportunidades e Apelos Globais
Data: 11/08, quinta-feira, das 9h às 10h45 (horário de Brasília)
Programação completa: clique aqui
Link para inscrição: clique aqui
Baixe o estudo: clique aqui

Programação do webinar

Abertura- 9h
ApexBrasil – Presidente Augusto Pestana
ERENOR/MRE – Ministra Maria Deize Camilo Jorge

Apresentação do Estudo- 9h10
ApexBrasil – Luiza Olmedo (autora do estudo)
ApexBrasil – Zimmer Gomes (autor do estudo)
ApexBrasil – Magdalena Smorczewska (escritório Bruxelas)

Convidados- 9h35 

MAPA – Marco Aurélio Pavarino (Adido agrícola da Embaixada do Brasil em Tóquio)
CNA – Muni Lourenço Silva Júnior (Presidente da FAEA)
SEBRAE – Samuel Almeida (Superintendente SEBRAE/RO)

Cases- 10h05 

Manioca
Fazenda Panorama
CAFERON

Perguntas e Respostas- 10h35 

(*)  Com informações da ApexBrasil

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta