Base de dados do comércio de serviços do MDIC é apontada como referência pelas Nações Unidas

0
161

Última atualização:

Brasília – O Siscoserv, base de dados das importações e exportações de serviços brasileiros, foi apontado como uma referência internacional pelas Nações Unidas. O sistema, administrado pela Secretaria de Comércio e Serviços (SCS) do MDIC, em conjunto com a Receita Federal do Brasil (RFB) do Ministério da Fazenda, foi apresentado aos participantes da 5ª Reunião Multianual de Especialistas sobre Comércio, Serviços e Desenvolvimento, realizada em Genebra, na Suíça.

De acordo com a diretora do Departamento de Competitividade Internacional em Comércio e Serviços (DECIN), Renata Carvalho, alguns países, como a África do Sul, demonstraram interesse em estabelecer projetos de cooperação com o governo brasileiro. “Proporcionamos a abertura de informações bastante relevantes da nossa economia para o público. Num momento em que está em questão a abrangência e utilidade dos dados nacionais e internacionais, o Siscoserv ganha destaque no cenário global”, disse.

Durante a primeira sessão do evento da UNCTAD, realizada na terça-feira (18), foi apresentado o ponto de vista brasileiro sobre o comércio de serviços e sua contribuição e impactos para o desenvolvimento sustentável.

A diretora do DECIN ressaltou em sua fala que o governo brasileiro examina com atenção os efeitos da economia digital e das novas tecnologias para a economia de serviços. A manutenção e criação de empregos também são objeto de estudo do MDIC.

De acordo com Renata, o foco principal das discussões no primeiro dia da reunião foi o impacto que o setor de serviços nos demais setores da economia, como agricultura e indústria. Outro ponto de destaque foi a digitalização da economia e seus desafios e oportunidades, tanto para os reguladores dentro dos países, quanto para as empresas e seu impacto para o mercado de trabalho.

Reunião Multianual de Especialistas sobre Comércio, Serviços e Desenvolvimento

Organizado pela Conferências das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), a 5ª Reunião Multianual de Especialistas sobre Comércio, Serviços e Desenvolvimento tem como tema “O Papel da economia e comércio internacional de serviços na transformação estrutural e no desenvolvimento inclusivo”.

O evento, que acontece até quinta-feira (20/7), conta com cinco sessões temáticas. O objetivo é fornecer aos participantes as ferramentas para reconhecerem as políticas e enfoques normativos e institucionais mais adequados às suas realidades.  A reunião busca ainda estabelecer negociações comerciais e cooperações internacionais.

Siscoserv Dash

Em maio deste ano,  a SCS lançou o Siscoserv Dash, ferramenta interativa de visualização de dados de comércio exterior de serviços. A iniciativa faz parte dos esforços do MDIC para promover a simplificação administrativa e facilitar a consulta e uso de informações de comércio exterior de serviços, obtidos a partir das informações do Siscoserv.

De forma interativa, é possível filtrar o conjunto de dados de comércio exterior de serviços desejados. O internauta poderá consultar, por exemplo, a lista de principais serviços exportados pelo Brasil e os mercadores compradores. Basta clicar no gráfico, país ou serviço, que a ferramenta apresenta as principais informações relacionadas àquela pesquisa.

Em dezembro, a Secretaria de Comércio e Serviços lançará o segundo módulo da ferramenta, que deverá incorporar informações de venda e aquisição de serviços por Unidade da Federação (UF).

(*) Com informações do MDIC

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta