Brasil e Índia debatem formas de aumentar o comércio e os investimentos bilaterais

0

Brasília – Autoridades governamentais e técnicos do Brasil e da Índia participaram na última sexta-feira (30), em Brasília, da quarta reunião do Mecanismo de Monitoramento de Comércio entre Brasil e Índia, no Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC).

O encontro, mediado pelo secretário-executivo do MDIC, Fernando de Magalhães Furlan, ocorreu poucos dias antes da próxima reunião dos Brics, grupo formado por Brasil, Índia, Rússia, China e África do Sul, marcada para os dias 15 e 16 de outubro, em Goa, na Índia.  A delegação indiana foi chefiada pela secretária adjunta de Comércio, Anita Praveen.

Na reunião, representantes dos dois países abordaram questões sobre comércio e promoção de investimentos. Em comércio, foram tratados temas de acesso a mercados buscando harmonizar interesses que preocupam a iniciativa privada de ambos os lados.

Especialistas do Brasil e da Índia apresentaram projetos de investimento onde existem oportunidades para estimular negócios. Houve grande interesse nas oportunidades de colaboração entre setores específicos prioritários e entre agências.

Já o lado indiano reiterou que a Índia quer simplificar o ambiente de negócios e incentivar as empresas brasileiras a investir no país, principalmente as dos setores de construção de aeronaves, processamento de alimentos, couro, construção, automotivo, medicamentos e agricultura, que podem tirar proveito das políticas de racionalização das regras de negócios na Índia.

Também foram abordados temas sobre as negociações em curso entre o Mercosul e a Índia e a programação de missões empresariais e feiras até o final de 2016.

Fonte: MDIC

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta