Brasil e Tunísia assinam acordo de cooperação na area da engenharia florestal

0

São Paulo – O Brasil e a Tunísia firmaram um acordo para execução do projeto Desenvolvimento e Valorização das Plantações de Eucalipto na Tunísia. O documento prevê que técnicos brasileiros auxiliem equipes tunisianas no desenvolvimento de plantações de eucaliptos no país árabe. O acordo foi firmado na semana passada em Brasília por Sabri Bachtobji, embaixador tunisiano, e Fernando José Marroni de Abreu, diretor da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), órgão do Itamaraty.

“Na Tunísia, desde a década de 50, temos feito grandes esforços na plantação de florestas para suprir a produção de madeira, gerar energia e conter o avanço das dunas e a desertificação”, afirmou Bachtobji, em entrevista por telefone à ANBA.

Brasil e Tunísia assinam acordo de cooperacaoSegundo o diplomata, neste contexto, o eucalipto tem desempenhado um papel importante na Tunísia por ser uma árvore com facilidade de adaptação a diferentes climas e com várias possibilidades de utilização.

Pelo acordo, técnicos da Embrapa Florestas, divisão da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, irão realizar transferência de tecnologia para técnicos tunisianos. O embaixador contou que este acordo vem sendo negociado há alguns anos e que já houve visitas de técnicos da Embrapa Florestas ao seu país.

A próxima etapa do acordo ocorrerá em abril deste ano, quando uma missão técnica da ABC e da Embrapa Florestas irá a Túnis para realizar um treinamento de curta duração com os tunisianos sobre o cultivo de eucalipto. Os técnicos do país árabe que receberão o treinamento trabalham para o Ministério da Agricultura, Recursos Hídricos e da Pesca. Também está prevista a visita de técnicos tunisianos à cidade de Curitiba, no Paraná, onde fica a sede da Embrapa Florestas.

Segundo os termos do acordo, os objetivos da cooperação com a Tunísia incluem aumentar a produtividade e a qualidade da madeira no país árabe, realizar o melhoramento genético das espécies plantadas na Tunísia e o uso de técnicas de melhoramento como hibridação entre espécies promissoras, seguido de propagação vegetativa das melhores plantas dentro dos cruzamentos.

Outros acordos

Na entrevista, Bachtobji contou ainda que há outros acordos de cooperação sendo preparados pela Tunísia para serem firmados com o Brasil. Estes acordos são nas áreas de turismo, educação, ciência e tecnologia e transporte aéreo.

Fonte: ANBA

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta