BSCA faz parceria visando modernizar processo de emissão dos selos para cafés especiais

Compartilhe:

 Brasília – Mantendo seu foco no aprimoramento e na inovação tecnológica, a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA, sigla em inglês) fechou uma parceria com a Safe Trace Café, que, a partir de agora, será a responsável pela emissão, pelo controle e pelos envios do Selo BSCA, aumentando a segurança do processo e ampliando ainda mais o reconhecimento e a credibilidade da Associação em relação à sustentabilidade dos produtos especiais do Brasil, da lavoura ao consumidor final.

A diretora executiva da entidade, Vanusia Nogueira, explica que o acordo trará benefícios e modernidade ao processo. “Os Selos BSCA serão sofisticados com a introdução da tecnologia de Códigos QR, que dá aos consumidores a possibilidade de consultar informações do lote de café através de smartphones e tablets. Além disso, a implementação de um sistema auditável automatizado para a liberação das certificações dará maior transparência a todos os envolvidos no procedimento”, comenta.

Segundo ela, o recebimento e a certificação das amostras continuam sob responsabilidade da BSCA, assim como as solicitações de selos e dos processos de pagamento. “As análises dos cafés também continuarão sendo realizadas conforme o regulamento de certificação da Associação Brasileira de Cafés Especiais, não havendo alterações no protocolo de certificação em relação à aprovação ou à reprova das amostras”, esclarece Vanusia.

PRÓXIMOS PASSOS

A parceria entre BSCA e Safe Trace Café terá como próximo objetivo a identificação individual das sacas do produto certificado, a coleta de informações nas propriedades rurais e a disponibilização das informações para consulta através dos selos individuais fixados nas sacas do lote. Além disso, será oferecida aos associados a rastreabilidade total de sua produção, possibilitando maior eficiência e diferenciação dos cafés produzidos.

SOBRE A BSCA

A BSCA é uma sociedade civil sem fins lucrativos que congrega pessoas físicas e jurídicas no mercado interno e externo de cafés especiais, buscando difundir e estimular o aprimoramento técnico na produção, comercialização e industrialização desses produtos, além de promover a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento ambiental sustentável, através de programas, projetos e parcerias com entidades públicas ou privadas, nacionais ou estrangeiras.

A Associação tem por finalidade, através de pesquisas, difusão de técnicas de controle de qualidade e promoção de produtos, elevar os padrões de excelência dos cafés brasileiros oferecidos ao mercado interno e externo. É a única instituição nacional a certificar lotes e a monitorar selos de controle de qualidade de cafés especiais, com rastreabilidade total através de numeração individual, que pode ser consultada pelo consumidor através do site (www.bsca.com.br).

SOBRE A SAFE TRACE CAFÉ

É uma empresa especializada no acompanhamento da produção de café com o objetivo de agregar valor a cada etapa da produção, desde o talhão até a xícara do consumidor. Com uma estrutura empresarial sólida — tendo como investidores os maiores fundos de pensão do Brasil —, a Safe Trace Café utiliza sistemas próprios e ferramentas da mais alta tecnologia, buscando acompanhar cada etapa da produção com o objetivo de fornecer aos produtores as informações necessárias para a melhor gestão do seu negócio.

Fonte: BSCA – Assessoria de comunicação

Tags: