Calendário Nacional de Eventos do MTur tem Janeiro recheado de festividades pelo Brasil

0

Brasília – O primeiro mês do ano, janeiro, já começou com vários eventos marcando uma série de festividades pelo país. O Calendário Nacional de Eventos do Ministério do Turismo, ferramenta colaborativa composta a partir do envio da agenda de eventos nos estados e municípios, mostra que para o mês de janeiro estão previstos 48 eventos por todo o Brasil. São eventos culturais, gastronômicos, religiosos, dentre outros. Clique AQUI e saiba mais.

RELIGIÃO – Logo no dia 6 de janeiro acontece a Folia de Reis, em Santana de Parnaíba (SP), festa que marca o encerramento das festas natalinas e celebra a religião católica com o intuito de comemorar a visita dos três Reis Magos (Gaspar, Melchior – ou Belchior- e Baltazar) ao menino Jesus, que acabara de nascer. Na festa ocorre uma apresentação do grupo folclórico representante da cidade.

No Brasil também é possível conhecer a cultura de outros países, como a da China, celebrada em Cutiá (SP) entre os dias 01 e 29 de janeiro, no Templo Zu lai – o maior templo budista da América Latina. O Ano Novo Chinês marca a renovação do ciclo da cultura oriental em honra do céu e da terra, sempre lembrando de valores como a fortuna e a glorificação da família.

FESTIVAL – Entre os dias 01 e 29 de janeiro acontece o Festival de Verão na praça central da Serra Negra (SP) com mais de 30 shows musicais, regionais, bandas itinerantes, apresentações de manifestações culturais variadas como exposições, danças, atividades esportivas como caminhadas, andar de bicicleta e skate, entre outros. Perto da praça estão localizados botecos e restaurantes que também podem ser visitados ao longo do festival.

AVENTURA – Em Jaguarão no Rio Grande do Sul ocorre a 22ª edição do MotoFest – Encontro Internacional de Motociclismo em Jaguarão na fronteira Brasil-Uruguai, entre os dias 19 e 22 de janeiro. O evento deve reunir os amantes de motos e estradas com o intuito de tornar a cidade um atrativo para rotas do turismo de aventura, além de interagir com a comunidade.

CULTURA – Se estamos falando de cultura, a Noite Pantaneira (25.01), no município de Miranda no Mato Grosso do Sul, promove culinária, música, apresentações e celebração entre as pessoas. O evento estimula a cultura da região e relembra a importância de cultivar a tradição, costumes, músicas e culinária pantaneira.

No site do calendário do MTur é possível consultar de forma gratuita a programação de eventos ao longo do ano, além disso, também é possível cadastrar o seu evento de forma simples. A qualquer momento, basta acessar o site (AQUI) e preencher as informações (dados do evento e do solicitante, estado, categoria, datas e um pequeno texto com a descrição da festividade).

O próximo passo é super fácil, basta clicar em “submeter”, no canto direito da página, e aguardar a análise, aprovação e divulgação pela equipe técnica do MTur. Quando aprovado, o evento é adicionado automaticamente no site e fica disponível para milhares de pessoas consultarem.

Em caso de dúvidas o MTur disponibiliza um Manual de Preenchimento, que pode ser acessado AQUI.

(*) Com informações do MTur

Deixe uma resposta