Câmara Árabe Brasileira promove webinar sobre segurança nas transações financeiras na exportação

0
311

Última atualização:

São Paulo – A investigação do risco de uma transação em comércio exterior e a segurança do seu pagamento serão temas de uma conferência virtual que a Câmara de Comércio Árabe Brasileira vai promover na próxima quarta-feira (08), das 9h às 11h. Vão falar no webinar “Segurança nas Exportações: Due Diligence e Segurança Bancária” especialistas no tema do Brasil e do exterior, com tradução simultânea para o português e o inglês. As inscrições estão abertas e são gratuitas.

De acordo com a gerente comercial da Câmara Árabe, Daniella Leite, a entidade identificou em conversas com suas empresas sócias preocupação e busca de informação sobre o tema. “Notamos que os dois lados se sentem inseguros na negociação, tanto o exportador, que tem receio de enviar a carga e não receber o dinheiro, quanto o importador, que teme enviar o dinheiro e não receber a carga”, diz.

Uma das abordagens será due diligence, que se trata de análise feita para avaliar os riscos de um negócio. Escritórios de advocacia vão falar no webinar sobre o assunto, dando detalhes sobre tipos de due diligence, segundo as necessidades da empresa, desde a básica até a mais completa e onerosa, os documentos e informações mais relevantes para transações de comércio exterior.

Completando o tema, serão abordados por representantes de bancos as formas de pagamento possíveis em exportações e importações, o que é mais usado no Brasil e o que é mais comum nos países árabes, os custos envolvidos, a agilidade e a segurança de cada tipo de operação, e o que as empresas devem levar em conta ao fazer uma escolha na área.

Tanto no caso da due diligence quanto na segurança bancária, serão dados os cenários do Brasil e dos países árabes. Farão palestras o sócio do escritório de advocacia Al Dahbashi Gray, Josh Kemp, dos Emirados Árabes, e o sócio da área de resolução de conflitos e a sócia da área societária do escritório Souto Correa Advogados, Raphael Jadão e Karina Yunan Saad, respectivamente, do Brasil.

Pelos bancos falam o chefe de serviços comerciais do Banco Nacional de Fujairah, Madhavan Rajagopalan, dos Emirados Árabes Unidos, e o chefe de Relações Internacionais do banco BS2, Gustavo Pieratti, do Brasil. Pela Câmara Árabe participam o vice-presidente de Comércio Exterior, Ruy Carlos Cury, e o diretor de Investimento, Daniel Hannun, e Daniella Leite, como mediadora.

O webinar faz parte de uma série de encontros virtuais que a Câmara Árabe vem promovendo desde que começou a pandemia do coronavírus, com temas relevantes para a continuidade dos negócios entre empresas árabes e brasileiras e para o aumento das relações entre o Brasil e os países árabes. A conferência sobre a segurança na exportação é a décima realizada pela entidade.

(*) Com informações da ANBA

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta