Câmara Árabe promove workshop para  treinamento de empresários em certificação online

0

São Paulo – A Câmara de Comércio Árabe Brasileira promove no próximo dia 25, em São Paulo, uma oficina para empresários sobre o novo sistema de certificação online criado pela entidade. O objetivo é mostrar como funciona a ferramenta e detalhar os benefícios que ela traz aos exportadores.

“É um sistema totalmente eletrônico”, destacou o diretor-geral da Câmara Árabe, Michel Alaby. Isso quer dizer que, quando totalmente implantado, ele vai acabar com a necessidade de envios de documentos em papel e de utilização de couriers, correios e outros meios de transporte, resultando em economia de tempo e dinheiro.

A Câmara Árabe é a única instituição no Brasil reconhecida pela Liga Árabe para emitir certificado de origem para produtos brasileiros com destino aos países árabes, e também para certificar os documentos de exportação para a região.

Atualmente, o exportador tem que levar documentos físicos na sede da entidade e, após a certificação, os papéis ainda são encaminhados para legalização nas embaixadas árabes em Brasília, antes de serem devolvidos ao interessado. Todo este processo leva em média 15 dias.

Com a ferramenta online, tudo será feito via web, a começar pelo cadastramento dos documentos escaneados na interface do sistema, passando pela certificação na Câmara, pela legalização nas embaixadas, até a entrega do material ao exportador. A previsão é que o tempo de processamento seja reduzido para cinco dias.

“O único requisito é que empresa tenha um scanner”, declarou o gerente de Certificação da Câmara Árabe, Leandro Salgueiro, que é quem vai dar a palestra do dia 25. “Não haverá mais trâmites físicos”, acrescentou.

Além da redução de tempo, Alaby estima uma diminuição de 35% nos custos. Embora os valores cobrados pela certificação em si permaneçam os mesmos, os gastos com o transporte de documentos serão eliminados, o que representa uma economia significativa, principalmente para empresas de fora de São Paulo.

 O sistema está pronto e já foi aprovado pela Liga Árabe e pela União Geral das Câmaras de Comércio, Indústria e Agricultura dos Países Árabes, organização à qual a Câmara Árabe Brasileira é filiada.

A implantação, no entanto, será realizada em partes, pois são vários países na lista de destinos e o serviço poderá estar disponível antes para uns e depois para outros. “No começo, os dois sistemas [tradicional e online] vão coexistir”, afirmou Alaby.

A implantação total vai requerer que uma ampla gama de clientes e parceiros da Câmara Árabe tenha domínio do funcionamento do sistema. E é disso que se trata o workshop do dia 25. “A palestra será como um treinamento”, observou Salgueiro. Esta não será, porém, a única iniciativa. Outras ações de divulgação da nova ferramenta serão realizadas nos próximos meses.

A oficina será realizada das 08h30 às 11 horas no Hotel Renaissance. O evento é voltado para associados da Câmara Árabe e para eles a entrada é gratuita. Empresas não associadas que tenham interesse em participar devem entrar em contato com a entidade para mais informações.

Serviço:
Workshop Benefícios da Certificação Digital
Dia 25 de junho, das 08h30 às 11 horas
Local: Hotel Renaissance, Alameda Santos, 2233, São Paulo, SP
Gratuito para associados da Câmara Árabe

Para mais informações sobre o evento e inscrições:
Câmara Árabe, com Edson Mattar Jr.
Tel.: (11) 3147-4115
E-mail: emattar@ccab.org.br

Para dúvidas sobre o sistema de certificação online:
Câmara Árabe, com Leandro Salgueiro
Tel.: (11) 3147-4060
E-mail: leandro_salgueiro@ccab.org.br

Fonte: ANBA

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta