Câmara de Comércio Internacional lança em SP Comissão de Políticas de Comércio no Brasil

0
353

Última atualização:

São Paulo – Com o objetivo de ampliar os debates sobre as políticas de abertura do comércio internacional, a Câmara de Comércio Internacional (ICC, na sigla em inglês) lança hoje (14), a ICC Commission on Trade & Investment Policies no Brasil. O evento ocorre na sede da ICC Brasil em São Paulo, a partir das 9h.

O lançamento da Comissão contará com as presenças do ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira, e do presidente da ICC Brasil, Daniel Feffer, que dará posse a Daniel Godinho, ex-Secretário de Comércio Exterior do MDIC entre 2013 e 2016 e diretor da WEG Brasil, como presidente do órgão.

Também será anunciado o lançamento do projeto “Comércio de serviços: abertura para a competitividade”, com o objetivo de discutir políticas para abertura do setor de serviços. Conforme apontou o WTO Trade Policy Review do Brasil, o setor de serviços é o que mais apresenta deficiências estruturais que freiam o potencial de crescimento da economia brasileira no seu conjunto, sendo o mais fechado para o comércio internacional.

Segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI), A nova comissão do ICC no Brasil pretende defender a entrada do Brasil em tratados comerciais de serviços prioritários, como o Acordo de Comércio de Serviços (TISA), além de apresentar propostas ao governo para melhorar a regulamentação.

Na ocasião, a CNI apresentará estudo sobre a participação do país nos acordos comerciais de serviços e as prioridades para aumentar as exportações do setor. O segmento de serviços representava 71% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e 66% dos empregos em 2014. Apesar desse peso do setor para a economia, o Brasil possui apenas dois acordos comerciais de serviços, um no contexto do Mercosul e outro com o Chile.

Após o evento será oferecido almoço pela Dubai Chamber of Commerce & Industry.

 

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta