CEPAL apresenta as perspectivas do comércio exterior da América Latina e Caribe até 2020

0

Brasília – A incerteza econômica e o lento crescimento da demanda mundial nos últimos anos continuam afetando negativamente o desempenho do comércio exterior da América Latina e do Caribe. Esta dinâmica e os impactos econômicos e sociais da globalização são analisados no relatório que a CEPAL divulgará em Santiago do Chile na próxima semana.

A Comissão Regional da ONU apresentará na quarta-feira, 23 de novembro seu relatório anual Panorama da Inserção Internacional da América Latina e Caribe 2016, em que faz uma análise detalhada do comportamento das exportações e importações da região nos últimos meses e apresenta estimativas para o restante do presente ano, assim como uma visão de médio prazo que abrange até 2020.

O relatório será apresentado pela Secretária-Executiva da CEPAL, Alicia Bárcena, em uma coletiva de imprensa às 15h do Chile (16h de Brasília) na sede central do organismo. O lançamento será transmitido ao vivo pelo site da Instituição.

Além de analisar a dinâmica do comércio exterior da região e revisar as tensões que envolvem a globalização, em sua edição de 2016, o Panorama da Inserção Internacional da América Latina e Caribe inclui um capítulo dedicado ao Acordo de Associação Transpacífico (TPP, em sua sigla em inglês), um importante mega-acordo que enfrenta um cenário incerto na atual conjuntura.

Este documento foi preparado pela Divisão de Comércio Internacional e Integração da CEPAL.

Os meios de comunicação estão convidados a assistir ao lançamento desse relatório que será realizado na Sede da CEPAL em Santiago do Chile (Av. Dag Hammarskjöld 3477, Vitacura, Sala Raúl Prebisch) e será transmitido ao vivo pelo site da Instituição.

Uma edição informativa eletrônica do documento e um comunicado de imprensa estarão disponíveis no site da CEPAL na quarta-feira, 23 de novembro às 15h do Chile (16h de Brasília).

Mais informações em: www.cepal.org.

Fonte: CEPAL

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta