Chanceler do Uruguai vem a Brasília para tratar de integração, comércio e Cúpula do Mercosul

0

Da Redação

Brasília – O ministro das Relações Exteriores do Uruguai, Luis Almagro, visita Brasília nesta terça-feira (9) para participar com o chanceler Antonio Patriota da primeira reunião plenária do Grupo de Alto Nível Brasil-Uruguai (GAN), estabelecido por decisão presidencial de julho de 2012. Almagro e Patriota devem tratar também da próxima reunião de Cúpula do Mercosul, a ser realizada esta semana, em Montevidéu.

 Durante a reunião do GAN, os chanceleres tratarão de objetivos comuns ao desenvolvimento sustentável e à integração binacional, como: infraestrutura e transportes; integração produtiva; comunicação e informação; livre circulação de pessoas; ciência, tecnologia e inovação; livre circulação de bens e serviços. O Uruguai detém a Presidência Pro Tempore do Mercosul.

Outro tema a ser abordado pelos dois chanceleres diz respeito ao comércio bilateral. Ao tratrar do asunto, Patriota e Almago reforçarão o interesse dos dois países em ampliar e diversificar as correntes de comércio entre os dois países.

De 2003 a 2012, a corrente de comércio bilateral quadriplicou, passando de US$ 943 milhões a mais de US$ 4 bilhões. O Brasil é o principal sócio comercial do Uruguai e o principal mercado para os produtos uruguaios. O Uruguai é o segundo maior investidor no Brasil entre os países da América do Sul e concentra o segundo maior estoque de investimentos brasileiros na região, incluindo setores como agroexportação, frigoríficos, energia, alimentos e bebidas, finanças, construção civil, produtos químicos, mineração e siderurgia.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta