Chile promove Seminário para apresentar Plano ExportÁfrica a embaixadores africanos no Brasil

0

Da Redação

Brasília – Autoridades do governo do Chile se reúnem nesta quarta-feira (11) em Brasília com um grupo de embaixadores de países africanos para uma ampla exposição sobre o plano “ExportAfrica”, criado com o objetivo de dar maior intensidade e dinamismo às relações comerciais entre o Chile e os países africanos.

O plano será apresentado pelo economista Roberto Paiva, diretor do ProChile, a agência responsável pela promoção das exportações e atração de investimentos do governo chileno. A palestra faz parte da programação do Seminário “Projeções Políticas, Econômicas e de Cooperação entre o Chile e a África”, a ser realizado a partir das 9h15 no Centro de Convenções Brasil 21, em Brasília.

2016-05-10-16-35-43

Segundo a Embaixada chilena, o seminário é o terceiro de uma série organizada pelo governo do país andino e terá como foco principal o momento atual e perspectivas futuras das relações entre o Chile e o continente africano. Ao lançar o ExportAfrica, o Chile pretende conhecer melhor a experiência acumulada pelo Brasil nas relações com os países africanos e a partir daí não apenas implementar as estratégicas contidas no plano mas também analisar a possibilidade de ações conjuntas brasileiro-chilenas nos países da África.

A palestra principal do evento estará a cargo do diretor do ProChile, Roberto Paiva e terá como tema “ExportÁfrica, novos horizontes para exportadores chilenos”. O tema será abordado também por Constanza Alegria, Chefe do Departamento da África e Oriente Médio da ireção Geral das Relações Econômicas Internacionais (DIRECON), que fará a palestra “Plano África DIRECON, estreitando os laços”.

O Seminário será aberto pelo Embaixador do Chile no Brasil, Sr. Jaime Gazmuri e o programa terá ainda exposições de outros representantes do governo chileno, além de duas sessões de perguntas e respostas. O evento terá tradução simultânea nos idiomas espanhol, francês, inglês e português

A programação do Seminário é a seguinte:

09h15min. Registro

09h30min. Discurso de Abertura do Embaixador do Chile no Brasil, Sr. Jaime Gazmuri

09h40min. Saudações aos participantes pelo Embaixador do Zimbabue no Brasil, Sr. Thomas S. Bvuma, em representação dos Embaixadores do Grupo Africano em Brasília

09h50min. Exposição do Diretor de Promoção de Exportações (ProChile), Sr. Roberto Paiva “EsportÁfrica, novos horizontes para exportadores chilenos”

10h20min. Exposição do Subdiretor da África e Oriente Médio, da Direção Geral de Política Exterior, Sr. Enrique Barriga: “Política Exterior do Chile para a África: Convergênia na Diversidade”.

10h50min. Rodada de perguntas e respostas.

11h15min. Exposição do Chefe do Departamento de Cooperação Horizontal da Agência

Chilena de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AGCID), Sr.

Eugenio Pössel: “Construindo espaços compartilhados de Cooperação Sul-Sul”.

11h45min. Exposição da Chefe do Departamento da África e Oriente Médio da Direção Geral das Relações Econômicas Internacionais (DIRECON), Sra. Constanza Alegría:

“Plano África DIRECON, estreitando os laços”.

12h15min. Rodada de perguntas e respostas.

12h30min. Discurso de agradecimento e encerramento do evento.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta