China Homelife e China Machinex Brazil trazem ao país avanços e sofisticação da tecnologia chinesa



Última atualização: 14 de Agosto de 2019 - 11:29
0
944

Da Redação

Brasília – Aproximadamente 800 empresas chinesas fabricantes de produtos que vão de máquinas pesadas, equipamentos e ferramentas industriais a objetos de decoração participarão no São Paulo Expo, na Rodovia dos Imigrantes, de 17 a 19 de setembro, da sexta edição consecutiva da  China HomeLife 2019 e da China Machinex Brazil 2019, duas das maiores feiras já realizadas na capital paulista.

Segundo Anselmo Carvalho, presidente da Exposolutions, empresa responsável pela organização do evento da Meorient no Brasil, “a sexta edição consecutiva do evento no país atesta o interesse dos empresários chineses em fazer negócios com os brasileiros. Todas as empresas que aderem ao projeto, que faz parte do programa chinês “One Belt One Road”, viajam por mais de dez países, entre eles Turquia, Polônia, Cazaquistao, Índia, Egito, África do Sul e o Brasil com o objetivo de conquistar espaços nesses mercados para os fabricantes chineses de produtos que já contam com certificações de qualidade em mercados sofisticados e exigentes como o norte-americano e o europeu”

Ao falar sobre a importãncia da realização dessas duas grandes feiras, Anselmo Carvalho destaca que “para os empresários brasileiros, um dos maiores benefícios que esse tipo de evento traz é a possibilidade de suprir carências de produtos por meio de reuniões com mais de 800 fornecedores em um único local, sem sair do país, além da possibilidade de estabelecer parcerias de longo prazo com fabricantes que buscam eleger distribuidores e revendedores em um mercado importante como o brasileiro. Os desafios inerentes à realização de feiras dessa magnitude são gigantescos mas os resultados têm sido animadores. Os empresários chineses vêm ao Brasil dispostos a fazer negócios e o fazem seguindo um modelo bem diferente daquele ao qual estamos acostumados aqui no Brasil. A China, quando vende, vende no atacado. É diferente do nosso modelo, de um a um. O número de empresas participantes e também de visitantes vem aumentando de forma considerável nos últimos anos, o que atesta a importância e os bons resultados proporcionados pelo evento”.

Na visão do presidente da Exposolutions, a realização da China Machinex e da China Homelife Brazil 2019 coincide com um momento em que o Brasil ocupa posição de liderança entre os países que participam do roadshow. As duas feiras acontecem também num momento especial nas relações políticas, diplomáticas, de cooperação e sobretudo comerciais entre a China e o Brasil.

Desde 20219 a China ocupa o primeiro lugar entre os principais parceiros comerciais do Brasil tanto nas exportações quanto nas importações, suplantando com ampla margem os Estados Unidos, que historicamente ocuparam essas posições. Na avaliação de Anselmo Carvalho, as feiras contribuirão para dar ainda maior visilibidade às empresas e produtos chineses e, por consequência, contribuirão para fortalecer ainda mais as relações comerciais bilaterais.

“One Belt One Road”

Anselmo Carvalho destaca que a realização desses eventos faz parte da estratégia do governo central em Pequim visando intensificar as relações comerciais da China com seus principais parceiros, entre eles o Brasil.

O megaprojeto “One Belt One Road” faz parte dessa estratégia, conforme ele sublinha: “ os projetos na China são, normalmente, de longo prazo. A chamada Nova Rota da Seda, por exemplo, terá uma fase inicial de 50 anos e a realização dessas feiras em parceiros especiais visa intensificar ainda mais as relações e o intercâmbio com os países que, a exemplo do Brasil, já participam, através de suas empresas, de projetos inseridos no contexto dessa gigantesca e inovadora iniciativa de cooperação em prol do desenvolvimento”.

A primeira dessas feiras no Brasil foi realizada em 2014 e contou com a participação de 201 empresas chinesas. No ano passado, foram 530 participantes e este ano haverá a presença recorde de pelo menos 800 companhias. Segundo Anselmo Carvalho, “enfrentamos períodis difíceis, mas o Brasil sempre foi a menina dos olhos da China pois trata-se de um grande mercado, com mais de 200 milhões de consumidores em potencial”.

Fluxo de comércio ascendente

Ao falar sobre o crescimento do fluxo de comércio entre o Brasil e a China, o empresário lembra que “a balança comercial bilateral fechou o ano de 2018 próxima dos US$ 100 bilhões nos dois sentidos (exportação e importação). Desse total, 70% corresponderam às exportações brasileiras e 30% aos embarques de produtos chineses. Apesar de expressivos, esses números estão muito aquém das potencialidades de duas economias com o porte da chinesa e brasileira. As trocas entre os dois países, estão defasadas e têm tudo para crescerem muito mais. Atualmente a indústria brasileira está operando com apenas 30% de sua capacidade produtiva e, superada a crise econômica, o país terá grandes perspectivas de ampliar suas exportações para o gigantesco mercado chinês e o mesmo deverá acontecer em relação às vendas chinesas para o Brasil”.

Este ano, os destaques da China Homelife estarão no setor de móveis para casa e escritório, equipamentos de ginástica, linha premium de home têxtil, iluminação decorativa, malas e acessórios de viagem, tecidos e roupas, além dos já tradicionais eletrodomésticos e artigos para o lar.

Por sua vez, as atrações da China Machimex Brazil destacarão fornecedores de empilhadeiras de vários portes e tipos, motorredutores e equipamentos e peças para indústria do plástico e borracha.

“O aumento do interesse de importadores locais para visitar a feira e o crescimento das vendas nas plataformas de e-commerce com produtos importados indicam que a feira está bem posicionada tanto para o comércio  de bens de consumo quanto para a indústria, que pode se beneficiar das  ofertas de equipamentos industriais oferecidos pelos expositores”, afirma Anselmo Carvalho.

Portal de negócios

Além das feiras China Homelife e China Machinex Brazil, a Meorient criou a Plataforma 020, um portal de negócios com empresas chinesas nos setores prioritários das duas feiras, o 020 (online to offline). A plataforma de negociações permite que o empresariado brasileiro agende reuniões, se informe sobre os lançamentos, conheça todos os expositores e seus produtos e faça negociações durante o ano inteiro. A plataforma 020 encontra-se ativa desde o ano passado e integra cerca de 10 mil fornecedores/fabricantes chineses, oferecendo mais de 100 mil produtos a clientes do mundo inteiro.

SERVIÇO

China Machinex e Chima Homelife Brazil 2019

Data e Horário: 17 e 18 de Setembro, das 10h às 17h e 19 de Setembro das 10h às 18h

Local: São Paulo Expo & Exhibition Center – São Paulo

www.chinamachinex.com.br

www.chinahomelife.com.br

Comentários

Comentários

Deixar uma resposta