CIN/FIEG promove curso em apoio à internacionalização de empresas do estado de Goiás

0

Última atualização:

Da Redação

Brasília – O Centro Internacional de Negócios (CIN) da Federação das Indústrias do Estado de Goiás  (FIEG) promoverá nos dias 9 e 10 de março, das 8h30 às 11h30, o Curso “Operações e Conceitos do Comércio Exterior” com o objetivo de possibilitar ao público interessado conhecimentos básicos sobre o comércio exterior, habilitando as pessoas  a iniciarem atividades em  operações vinculadas às transações comerciais internacionais.

O Curso será ministrado pela professora Gilda Zimmer, consultora na área de planejamento e internacionalização de empresas e instrutora de cursos de Comércio Exterior no Sebrae e na Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS).

A programação do Curso prevê a abordagem dos seguintes temas: Estrutura e Órgãos do Comércio Exterior Brasileiro; Termos Internacionais de Comércio (Incoterms); Classificação Fiscal de Mercadorias (NCM); Modais de Transportes; e Tributos na Importação e Exportação. Para participação no evento é cobrada uma taxa de R$ 220,00.

Segundo Johanna Guevara, Analista de Comércio Exterior e Gestora do CIN/FIEG, o Curso é uma iniciativa à qual se associaram os Centros Internacionais de Negócios das Federações das Indústrias dos estados de Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Mato Grosso, Paraíba, Pará, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Devido à pandemia de Covid-19, eventos como esse, que eram realizados de forma presencial, passaram a acontecer virtualmente e a edição envolvendo 10 CINs visa atingir um número maior de participantes.

Johanna Guevara destaca que cursos dessa natureza têm entre outros objetivos o de  equipar profissionais para o exercício das atividades ligadas ao comércio exterior no âmbito das empresas e também no plano pessoal.

Segundo ela, “para atuar no mundo dos negócios internacionais não basta ter o domínio do inglês, como muitos pensavam até recentemente. É preciso muito mais. Através de iniciativas como essa, o CIN/FIEG busca capacitar um número crescente de profissionais para atuar numa área cada vez mais importante para a economia brasileira e também do estado de Goiás, que é o comércio exterior”.

Johanna Guevara é Coordenadora do CIN/FIEG

A Gestora do CIN destaca que entre os meses de outubro e dezembro de 2020 a instituição promoveu seis cursos nos quais foram abordados diferentes temas do Comércio Internacional. Nesses eventos a participação média foi de 30 profissionais, justificada por Johanna Guevara com o argumento de que “queremos que os nossos cursos tenham qualidade e não quantidade” e destacando que nos cursos se busca promover um intercâmbio de conhecimentos atualizados e efetivo aos empresários participantes, fazendo com que mais empresas se interessem pelo mercado internacional.

A especialista destaca ainda que o CIN/FIEG trabalha há 12 anos em capacitação empresarial em Comércio Exterior, sempre sob a forma presencial, o que tem contribuído para o aumento das exportações de produtos com valor agregado por empresas de médio e pequeno porte do estado de Goiás. Com a pandemia de Covid-19, os cursos passaram a ser realizados virtualmente.

Nesse contexto, o CIN/FIEG projeta para 2021 a execução de um ambicioso programa de internacionalização de empresas originário de um convênio firmado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Sebrae e que será executado em diversos estados do país em apoio à internacionalização de micro e pequenas empresas de diversos setores produtivos.

A capacitação envolverá 11 iniciativas pelo Brasil, através de consultorias, workshops, cursos de capacitação e mentoria para pequenos empresários interessados na internacionalização de seus negócios.

No caso de Goiás, a iniciativa CNI/Sebrae será realizada através da “Rota da Exportação”, um projeto voltado para empresas do setor de moda, cosméticos, alimentos e bebidas. Exportação na Prática, Marketing, Logística Internacional e Formação de Preço são alguns dos conteúdos abordados nos cursos.

Através dessas e de outras iniciativas, o CIN/FIEG contribui para o aumento das empresas do estado participantes do comércio exterior, especialmente nos tempos de pandemia. Segundo Johanna Guevara, “somos os únicos, em Goiás, autorizados a emitir o Certificado de Origem, documento que atesta a origem da mercadoria que será exportada. Além disso, prestamos assessoria e consultoria, realizamos estudos de mercado, organizamos missões empresariais internacionais virtuais e presenciais, alimentamos as redes sociais com informações, análises de mercados, notícias de comércio exterior, entre muitas outras atividades”.

Comentários

Comentários

LEAVE A REPLY

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui