CNA finaliza capacitação de técnicos em comércio exterior do programa Agro.BR

0

Brasília – A capacitação dos técnicos em comércio exterior selecionados para serem os novos consultores do programa Agro.BR terminou na sexta (7) na sede da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em Brasília.

Durante a semana, eles tiveram uma ampla programação, onde puderam conhecer a estrutura e a atuação da CNA, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), do Instituto CNA, as principais cadeias produtivas do agro e participaram de uma série de palestras e atividades de imersão.

Participação online do vice-presidente e Relações Internacionais da CNA, Gedeão Silveira Pereira, no encerramento da capacitação.

O encerramento foi feito pelo vice-presidente de Relações Internacionais da CNA, Gedeão Silveira Pereira, que destacou que o objetivo do programa é prospectar novos mercados para empreendedores rurais do país.

“Sabemos que temos muito produtores que precisam dessa ajuda da CNA. Entrar no mercado internacional não é tarefa fácil, requer muita técnica, muito entendimento, inclusive de confiança e logística, por exemplo”, disse.

De acordo com o vice-presidente, a CNA também tem interesse em levar outros produtos, além dos tradicionais, para o mercado internacional. “Vocês são pessoas chave nesse processo porque estão nos estados, nas bases onde é possível prospectar a intenção de produtores para acessarem o mercado exterior”, enfatizou.

O treinamento, realizado pela Coordenação de Promoção Comercial da Diretoria de Relações Internacionais da CNA. Os consultores exercerão suas atividades em escritórios estaduais em São Paulo, Mato Grosso do Sul, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Pará e Rio Grande do Sul.

“Essa capacitação foi fundamental pra que os consultores estaduais tenham o entendimento do tamanho da responsabilidade que eles têm em representar o Sistema CNA/Senar nos estados e o desafio de levar pequenos e médios produtores rurais no caminho da exportação”, explicou o moderador e gestor do projeto, Rodrigo da Matta.

O Agro.BR é um projeto da CNA em parceria com a Apex-Brasil que tem a missão de ampliar e diversificar a pauta exportadora do agro brasileiro a partir da inserção de pequenos e médios produtores rurais no comércio internacional.

(*) Com informações da CNA

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta