CNA inaugurou escritório em Dubai com foco na abertura de mercado para PMEs brasileiras nos países árabes

0

São Paulo – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) inaugurou no domingo (13) um escritório em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. A estrutura ficará nas instalações da Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade (InvesteSP) no emirado e trabalhará pela inserção e expansão da presença dos produtos do agronegócio brasileiro no mercado da região.

Em discurso na inauguração, o vice-presidente de Relações Internacionais da CNA, Gedeão Pereira, disse que o escritório atuará especialmente para ajudar as pequenas e médias empresas do agronegócio, que não têm estrutura para chegar num mercado como o árabe. “Por que Dubai? Não precisa dizer. O bloco árabe é o terceiro maior importador de produtos brasileiros do agronegócio”, afirmou Pereira.

A cerimônia de inauguração foi transmita pelo YouTube da CNA e acompanhada presencialmente por representantes de pequenas e médias empresas do agronegócio nacional e de outras entidades brasileiras. O presidente da Investe SP, Gustavo Junqueira, falou em vídeo gravado na inauguração. “É uma honra contribuir com a CNA para que siga apoiando as empresas do agro brasileiro em todos os cantos do mundo”, disse.

Outras autoridades presentes deram um panorama sobre o que o Brasil significa para os Emirados Árabes Unidos. O embaixador do Brasil em Abu Dhabi, Fernando Igreja, disse que a presença da CNA dos Emirados engrandece o Brasil e que o País é claramente hoje o principal parceiro dos Emirados na América Latina. “E cada vez mais um parceiro importante no cenário mundial, não só em termos comerciais”, disse Igreja.

O deputado federal Sérgio Souza (MDB-PR) esteve no evento. Ele disse que os Emirados olham para o Brasil como protagonista na segurança alimentar. “A vocação principal do Brasil é produção de alimentos, esse é o nosso carro-chefe. Nós não vamos conseguir competir com os vizinhos daqui, os asiáticos, para fazer um smartphone, mas eles não vão conseguir competir conosco para fazer um quilo de frango”, falou.

Autoridades e executivos

Participaram da inauguração o secretário-geral e CEO da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Tamer Mansour, e o chefe do escritório da Câmara Árabe em Dubai, Rafael Solimeo. A entidade tem unidade em Dubai, assim como a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a Investe SP. A Câmara Árabe também inaugurou escritório no Cairo, no Egito, e tem planos de abrir unidade em Riad, na Arábia Saudita.

Também estiveram na inauguração o presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Celso Moretti, o diretor de Negócios da ApexBrasil, Lucas Fiuza, o presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de São Paulo, Tirso Meirelles, a diretora do escritório da InvesteSP em Dubai, Silvia Pierson, a COO do escritório da ApexBrasil para o Oriente Médio e Norte da África, Karen Jones, e a coordenadora de Inteligência Comercial e Imagem na CNA, Sueme Mori Andrade, entre outros.

(*) Com informações da ANBA

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta