Colombia promove roadshow virtual para atrair investimentos da União Europeia e do Reino Unido no país

0
497

Última atualização:

Da Redação (*)

Brasília –  O governo da Colômbia, através do ProColombia, deu início nesta segunda-feira (6) ao “Colombia Investment Roadshow” com o objetivo de promover e atrair investimentos estrangeiros diretos para o país, além de criar oportunidades de negócios para multinacionais no território nacional. O evento terá encerrado amanhã (9)

Durante o Roadshow de Investimentos na Colômbia, mais de 70 projetos em infraestrutura, energia, agronegócio e tecnologia terão a oportunidade de receber investimentos.

O Colombia Investment Roadshow, uma plataforma de negócios liderada pelo ProColombia é um tour virtual em que um portfólio de oportunidades será apresentado a investidores do Reino Unido e da Europa em setores como infraestrutura, tecnologia, agronegócio, energia; inciativas como as rotas 5G, a modernização de portos, aeroportos, o desenvolvimento de parques solares e a recuperação da navegabilidade do rio Magdalena, entre outras.

Mais de 1.200 empresários britânicos e europeus e investidores de mercados como Alemanha, França, Itália, Espanha, Noruega e Suécia, empresários colombianos e representantes do governo colombiano participam do evento.

Além disso, espera-se que sejam realizadas 170 rodadas de negócios entre investidores e representantes dos 74 projetos que serão promovidos em Antioquia, Cundinamarca, Bolívar, Rivaralda, Vale do Cauca, Norte do Santander, Santander, Magdalena, Caldas, Nariño e Quindío.

42% do portfólio de projetos a serem apresentados correspondem a iniciativas de infraestrutura para desenvolvimento de estradas, modernização de portos e aeroportos, centros de P&D e infraestrutura de telecomunicações que somam mais de US $ 9 bilhões em oportunidades de investimento.

100% dos projetos do setor de energia promovidos nesta turnê concentram-se na geração de energia renovável em diferentes regiões do país e no uso de vantagens como radiação solar e condições climáticas e geográficas que também são essenciais para as culturas de café, cacau, frutas, abacate, mirtilo, entre outros.

O roadshow contará com a intervenção de representantes do Governo Nacional, como a Ministra do Comércio, Indústria e Turismo, José Manuel Restrepo, a Ministra dos Transportes, Angela María Orozco, a Ministra de Minas e Energia, María Fernanda Suárez e a Presidente da ProColombia, Flavia Santoro.

Além disso,  o evento conta com o apoio do Departamento de Comércio Internacional do Reino Unido, da Câmara de Comércio Colombiana Britânica, da Embaixada da Colômbia no Reino Unido, da Embaixada Britânica na Colômbia e das empresas EY e Control Risks.“O Colombia Investment Roadshow é uma oportunidade a favor da reativação econômica do país, com a qual procuramos materializar a chegada de novos investimentos em projetos importantes e outras iniciativas que transformaram e estão transformando a Colômbia. Este evento se tornou uma referência para explorar oportunidades de financiamento de obras, projetos e iniciativas públicas e privadas, com os investidores de mais alto nível na Europa ”, afirmou Flavia Santoro, Presidente da ProColombia.

Além da possibilidade de agendar reuniões individuais com projetos colombianos, o programa inclui seminários on-line que desenvolverão tópicos como: perspectivas de recuperação econômica e oportunidades de investimento; infraestrutura e energia como setores-chave para investir, Colômbia nas cadeias globais de valor.

Segundo o Banco de la República, em 2019, os fluxos de investimento estrangeiro direto da Europa na Colômbia foram de US $ 4.725 milhões, e do Reino Unido foram registrados US $ 1.077 milhões.

A União Europeia é o maior investidor do mundo na Colômbia e o Reino Unido é o quarto mercado global que mais investe no país, de acordo com a Balança de pagamentos do emissor.

(*) Com informações do ProColombia

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta