Comércio com países árabes e acordo entre Mercosul e Egito são temas de palestra em Itajaí

0
189

Última atualização:

São Paulo – As oportunidades que existem no mercado árabe serão tema de uma palestra que vai ocorrer nesta quarta-feira (26) na Universidade do Vale do Itajaí (Univali), na cidade de Itajaí, em Santa Catarina. A Câmara de Comércio Árabe Brasileira promove a palestra em parceria com a instituição de ensino, como parte de uma série de encontros sobre os países árabes.

O assessor de projetos especiais da Câmara Árabe, Tamer Mansour (foto acima), e o cônsul comercial e chefe do Escritório Econômico e Comercial do Egito em São Paulo, Mohamed ElKhatib, vão falar para estudantes da Univali, empresários e demais interessados no tema.

“Os alunos de hoje são os futuros empresários de amanhã”, afirma Mansour. O assessor pretende mostrar aos estudantes, que estarão à frente de empresas da região um dia, o potencial que há de comércio do Brasil com o mercado árabe. Os árabes são hoje o quinto maior parceiro comercial do Brasil, mas a Câmara Árabe pretende que sejam o terceiro, segundo Mansour.

O assessor vai falar sobre o projeto na área de segurança alimentar da Câmara Árabe, que é atrair os investimentos árabes para o Brasil, em produção de alimentos e infraestrutura, principalmente portuária, para que depois esses alimentos sejam exportados, por essas vias de escoamento, para os países árabes. Mansour lembra que Santa Catarina atualmente representa muito em produtos agrícolas, principalmente da avicultura, na balança comercial brasileira.

Os temas gerais do encontro serão a situação atual do comércio do Brasil com os países árabes, os principais entraves e oportunidades para que os negócios aconteçam, os cases de empresas brasileiras que fazem sucesso no mercado árabe, e o Brasil como ator estratégico na segurança alimentar do mundo árabe. O acordo de livre comércio assinado pelo Mercosul com o Egito, que entrou em vigor no final do ano passado, será abordado por ElKhatib.

O objetivo da promoção dos encontros é aproximar a Câmara Árabe da comunidade acadêmica de Itajaí e fazê-la ter uma percepção maior sobre os países árabes. A Câmara Árabe inaugurou em maio deste ano uma filial em Itajaí, na qual empresas da região que exportam para os países árabes podem fazer certificações de documentos e encontrar serviços de apoio para negociar com empresários do Oriente Médio e Norte da África.

A palestra acontece às 19 horas e as inscrições são gratuitas.

Serviço:

Palestra Câmara de Comércio Árabe Brasileira
Dia 26 de setembro (quarta-feira), às 19 horas
Campus Itajaí – Univali
Rua Uruguai, 458 – Centro – Itajaí – SC
Mais informações: msantos@univali.br ou +55 (47) 3341 7772
Inscrições aqui

(*) Com informações da ANBA

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta