Comércio da China com o BRICS segue em alta e trocas com o bloco somam US$ 196 bilhões de janeiro a maio

0

Beijing – O comércio entre a China e os outros países do BRICS (grupo formado pelo Brasil, Rússia, India, China e África do Sul) registrou um aumento anual de 12,1% nos primeiros cinco meses deste ano, para 1,31 trilhão de yuans (US$ 195,96 bilhões), mostraram os dados aduaneiros nesta terça-feira (21).

A taxa é 3,8 pontos percentuais maior que o aumento geral de comércio exterior da China no mesmo período, de acordo com a Administração Geral das Alfândegas (AGA).

De janeiro a maio, as exportações da China para os outros quatro membros do bloco aumentaram 18,1% ano a ano, enquanto as importações dos outros membros cresceram 6,6%, revelaram os dados da AGA.

Produtos mecânicos e eletrônicos, bem como os bens de mão-de-obra intensiva, representaram 69,7% das exportações chineses para outros membros do BRICS em termos de valor nos cinco meses, enquanto 76,3% das importações chinesas foram produtos energéticos e agrícolas, bem como minério de metal.

O comércio entre a China e os outros países do grupo é altamente complementar e espera-se que sustente o crescimento à medida que a cooperação econômica e comercial entre os países dos BRICS avance solidamente.

(*)  Com informações da Agência Xinhua

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta