Beijing – O comércio de serviços da China cresceu 12,7% em termos anuais, chegando a 4,2 trilhões de yuans (US$ 659,41 bilhões) nos primeiros dez meses do ano, anunciou o Ministério do Comércio na quinta-feira.
As exportações de serviços totalizaram quase 2 trilhões de yuans, um aumento anual de 29%, e as importações de serviços totalizaram 2,2 trilhões de yuans, um crescimento anual de 1,1%.
O país registrou uma queda acentuada no deficit comercial de serviços no período, pois o crescimento das exportações de comércio de serviços superou o das importações em 27,9 pontos percentuais.
Nos primeiros 10 meses de 2021, o deficit do comércio de serviços ficou em 203,17 bilhões de yuans, 424,7 bilhões de yuans a menos que no mesmo período do ano passado, mostraram os dados.
Em comparação com o mesmo período de 2019, no entanto, o comércio de serviços caiu 5,4%, com as exportações de serviços subindo 26,6% e as importações de serviços diminuindo 23,1%.
Em outubro, o comércio de serviços do país foi de 413,97 bilhões de yuans, um aumento anual de 24%.
O comércio de serviços intensivos em conhecimento cresceu no período de janeiro a outubro para atingir quase 1,86 trilhão de yuans, um aumento anual de 13,3%. O número representou 44,2% do comércio total de serviços.
As exportações de serviços intensivos em conhecimento aumentaram 16,9% em termos anuais para 1,01 trilhão de yuans, representando mais da metade das exportações totais de serviços, enquanto as importações de serviços intensivos em conhecimento subiram 9,3% para 850,55 bilhões de yuans.
O comércio de serviços de viagens continuou a diminuir, informou a pasta. No período de janeiro a outubro, o comércio de serviços de viagens caiu 27,7% ano a ano, para 631,68 bilhões de yuans, pois os países ao redor do mundo continuaram adotando medidas rigorosas para restringir o movimento transfronteiriço das pessoas.
A China tomou uma série de medidas para ampliar a abertura do setor de serviços e prometeu fazer mais esforços para promover a abertura do comércio de serviços a um nível mais elevado.
(*) Com informações da Agência Xinhua