Comércio entre China e países do Cinturão e Rota registra crescimento robusto no primeiro semestre

0

Beijing – O comércio entre a China e os países ao longo do Cinturão e Rota registrou um crescimento robusto no primeiro semestre deste ano, segundo dados oficiais divulgados na última terça-feira (13).

As importações e exportações totais da China com esses países aumentaram anualmente 27,5% para 5,35 trilhões de yuans (US$ 826 bilhões) no período de janeiro a junho, de acordo com Li Kuiwen, porta-voz da Administração Geral das Alfândegas.

O volume de comércio representou 29,6% do comércio exterior total da China no mesmo período, enquanto a taxa de crescimento foi de 0,4 ponto percentual mais rápido que o ritmo geral, disse Li em uma coletiva de imprensa.

As exportações da China para os países ao longo do Cinturão e Rota aumentaram 29,1% anualmente nos primeiros seis meses do ano, lideradas pelo aço e produtos automotivos, segundo Li.

Ao mesmo tempo, as importações destas nações aumentaram 25,6%, com as importações de petróleo bruto, produtos agrícolas e minério de ferro registrando um crescimento constante.

O serviço de trem de carga China-Europa contribuiu muito para estabilizar o comércio ao longo do Cinturão e Rota, de acordo com Li. O serviço atendeu 7.377 viagens no primeiro semestre, um aumento de 43% em relação ao mesmo período do ano passado, mostraram os dados da China State Railway Group Co. Ltd.

As regiões no Centro e Oeste da China também intensificaram a participação na cooperação do Cinturão e Rota. No primeiro semestre, o comércio entre essas regiões e os países ao longo da rota representou 19% do total da China, 0,4 ponto percentual a mais que no ano anterior.

(*) Com informações da Agência Xinhua

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta