Rio de Janeiro – Em comemoração ao Dia do Comércio Exterior (28/01) – quando o Brasil completa 215 anos da abertura dos portos decretada por Dom João VI -, e com foco em desenvolvimento socioeconômico e sustentabilidade, as Câmaras de Comércio, Indústria e Serviços do Brasil (Cisbra) e Comércio e Indústria do Estado do Rio de Janeiro (Caerj), em parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro, realizam o Comex Day na manhã da próxima sexta-feira (27), no auditório da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ).
O evento também inaugura as atividades preparatórias das reuniões do Grupo das 20 maiores economias do planeta (G20) até 2030. Fórum elevado de discussões estratégicas mundiais, o G20 tem ampliado a agenda para além da esfera econômico-financeira, passando a incluir temas sociais e de sustentabilidade. Com a definição de que a cúpula do próximo ano será em território brasileiro, o governo do Estado do Rio pleiteou à Presidência da República que a sede seja a capital fluminense e aguarda a resposta.

“A realização do G20 no Brasil nos coloca como vanguarda, traz a proposta de um novo tempo para o país, em especial para o Rio de Janeiro, caso seja confirmada como sede”, afirma Paulo Protasio, diretor executivo da Autoridade de Desenvolvimento Sustentável, presidente da Cisbra e idealizador do Comex Day.
Autoridades, empresários, pesquisadores e agentes de comércio exterior vão se reunir nessa sexta-feira, no auditório da ACRJ, em torno de 4 temas: Bolsa de Comercialização de ativos sustentáveis do Estado do Rio de Janeiro; Bluetech: 1º hub de inovação no Rio de Janeiro; Internacionalização de empresas; e Ação para competitividade regional com desenvolvimento sustentável.
“De olho no G20, vamos tratar de projetos e ideias que potencializam nossas forças como nação e estado, como uma bolsa de comercialização de ativos sustentáveis e um hub de inovação, ambos são pioneiros e altamente promissores,” garante Protasio.
Programação – Comex Day 2023
9h00 | Abertura
- Thiago Pampolha, vice-governador do Rio de Janeiro e secretário de Ambiente e Sustentabilidade do Estado do Rio de Janeiro (RJ);
- Nelson Rocha, secretário de Planejamento e Gestão do Estado do Rio de Janeiro;
- Paulo Protasio, presidente da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços do Brasil (CISBRA) e Diretor Executivo da Autoridade de Desenvolvimento Sustentável do Estado do RJ;
- Ricardo Mota, presidente da Câmara de Comércio e Indústria do Estado do RJ (CAERJ);
- José Augusto de Castro, presidente da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB);
- Adair Roberto Carneiro, presidente da Federação das Câmaras de Comércio Exterior (FCCE);
- Gladstone Santos Júnior, vice-presidente da Rio Indústria.
10h00 | COMEX TALK I
Bolsa de Comercialização de Ativos Sustentáveis do Estado do Rio de Janeiro
- Palestrante: Nelson Rocha, secretário de Planejamento e Gestão do Estado do RJ
10h30 | COMEX PAINEL I
Bluetech: 1º Hub de Inovação no Rio de Janeiro
- Mediadora: Lindália Junqueira Reis, vice-presidente da Câmara de Comércio e Indústria do Estado do RJ (CAERJ);
- José Ricardo Brito, subsecretário executivo da Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade do Estado do RJ;
- Ana Asti, subsecretária de Recursos Hídricos e Sustentabilidade do Estado do RJ;
- Leonardo Soares, presidente da Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (CEDAE);
- Prof. Marcos Bastos, diretor na Faculdade de Oceanografia da UERJ;
- Renata Ramalhosa, CEO da Beta i Brasil.
11h30 | COMEX PAINEL II
Internacionalização de Empresas
- Mediador: Mario Scangarelli, CEO da Câmara de Comércio e Indústria do Estado do RJ (CAERJ);
- Prof. Jovelino de Gomes Pires, coordenador da Câmara de Logística Integrada (CLI) da AEB, diretor de Logística Integrada e Transportes da CAERJ e vice-presidente da FCCE;
- Thiago Matsumoto, CMO do Atlantic Hub;
- Maurício Chacur, assessor da Diretoria de Superintendência do SEBRAE-RJ.
12h00 | COMEX PAINEL III
Ação para competitividade regional com desenvolvimento sustentável
- John Mein, coordenador executivo do PROCOMEX;
- Paulo Manoel Protasio, diretor executivo da Autoridade de Desenvolvimento Sustentável do Estado do RJ e presidente da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços do Brasil (CISBRA)
12h30 | Perguntas e Respostas
12h45 | Encerramento
(*) Com informações Cisbra/Caerj