Como o setor empresarial tem se beneficiado com o desenvolvimento de tecnologias como VPN?

0

São Paulo – Uma das ferramentas mais comentadas atualmente para o público assíduo da internet é uma VPN. Na maior parte das vezes, esta ferramenta está associada apenas a usos particulares, no entanto, o que nem toda a gente sabe é que também pode ser um mecanismo extremamente importante a nível empresarial. Desta forma, vale a pena observar mais detalhes do uso de uma VPN como uma grande vantagem também no mundo dos negócios, sendo mais uma ferramenta a nível de produtividade e privacidade.

O que é e como funciona uma VPN

Uma VPN, Virtual Private Network, é um mecanismo capaz de garantir que os usuários, tanto a nível pessoal quanto empresarial, possam ter uma rede de navegação privada ainda que estejam em redes públicas. Para recapitular o que é uma VPN explicada, esta ferramenta permite uma série de benefícios, principalmente a nível de segurança, e por isso tem se destacado cada vez mais entre as pessoas.

Tráfego mais protegido

Ao usar uma VPN para fins empresariais, o tráfego de uma empresa automaticamente passa a estar mais protegido. Como a conexão através dessa ferramenta é criptografada, o acesso a alguns sites torna-se mais seguro e há menos riscos de ataques de hackers mal-intencionados, por exemplo. Isso é extremamente relevante sobretudo no mundo dos negócios, tendo em vista que um ataque hacker poderia comprometer não apenas o computador do usuário que foi envolvido, mas todo o sistema de uma empresa.

Dados mais seguros

Outro ponto extremamente relevante no que diz respeito ao uso de uma VPN é a possibilidade de fazer com que os dados de uma empresa estejam mais seguros. Tendo em vista que os ataques cibernéticos têm aumentado consideravelmente no Brasil, qualquer ferramenta que possa contribuir para a segurança dos usuários pode ser de grande valia nesse sentido. No ramo empresarial, isto torna-se um ponto ainda mais importante, tendo em vista que muitas vezes os dados são sensíveis e podem inclusive envolver dados pessoais de terceiros, como clientes, que certamente não ficariam satisfeitos se fossem envolvidos em uma fuga de dados.

Acesso a conteúdos de nível mundial

home office tem se mostrado como uma modalidade de trabalho que contribui imensamente para o bem-estar dos funcionários. De acordo com uma pesquisa realizada pela Deel, os funcionários nesta modalidade conseguiram mais produtividade e também aumentaram as suas economias. Pensando nesta nova realidade de contar com funcionários espalhados em diferentes países que podem ter acesso a conteúdos diferentes, uma VPN pode ajudar e muito na sinergia de uma empresa, garantindo que todos possam ver os mesmos materiais quando necessário — por exemplo, acesso a sites e jornais locais.

Uma ferramenta essencial

Investir em tecnologia de ponta, juntamente com a capacitação de funcionários no que diz respeito às boas maneiras virtuais é um investimento primordial para qualquer empresa. Da mesma forma, conhecer as ferramentas tecnológicas disponíveis no mercado que possam ajudar no desempenho dos negócios é um papel importante para qualquer gestor. Uma VPN pode ser uma excelente aliada quando o assunto são as boas práticas virtuais, e por isso é sempre tempo para conhecer ainda mais essa ferramenta.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta