Home Comércio Exterior Complexo Industrial Portuário de Suape passa a funcionar 24 horas por dia...

Complexo Industrial Portuário de Suape passa a funcionar 24 horas por dia de forma integrada

0

O Complexo Industrial Portuário de Suape começou, nesta segunda-feira (6), a funcionar 24 horas por dia, sete dias por semana. A ação faz parte do Programa Porto 24 horas, da Secretaria de Portos (SEP) da Presidência da República, e já contempla outros sete portos brasileiros: Santos, Rio de Janeiro, Vitória, Paranaguá, Rio Grande, Itajaí e Fortaleza.

 

O programa pretende reduzir em até 25% os custos com logística, a depender do porto. “Como não temos gargalos na operação, com filas de caminhões, este trabalho implicará redução de custos de armazenagem pagos pelo cliente final (importadores e exportadores)”, disse o diretor de Gestão Portuária, Leonardo Cerquinho.

 

Antes do programa, o porto pernambucano já operava navios ininterruptamente. Com a mudança, esta operação vai acontecer junto com a fiscalização e a liberação de cargas dos órgãos intervenientes. Passarão a funcionar de forma integrada, em regime de 24 horas, a Receita Federal, a Capitania dos Portos, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a Polícia Federal, e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Para dinamizar a integração, Suape instalará guichê com um profissional disponível 24 horas que atenderá as empresas e fará o direcionamento aos órgãos intervenientes.

 

“Com a nova ação, esperamos reduzir ainda mais tempo despendido na movimentação das cargas e, consequentemente, aumentar a eficácia do nosso porto, que já tem a melhor infraestrutura do País”, pontuou o vice-presidente do Complexo Industrial Portuário de Suape, Caio Ramos.

 

Uma entrevista coletiva foi realizada, no auditório do Centro Administrativo de Suape, para apresentar as mudanças. Além do vice-presidente de Suape e do diretor de Gestão Portuária, participaram da entrevista coletiva desta segunda-feira (6/5) o coordenador do Comitê de Modernização Portuária da Comissão Nacional das Autoridades dos Portos (Conaportos), Luiz Hamilton; o capitão dos Portos de capitão de mar-e-guerra Pernambuco, Cláudio Grilli; o chefe do Posto Portuário da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Olimar Cardoso dos Santos; o superintendente federal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento em Pernambuco, Denildo Pereira de Lima; o chefe da unidade administrativa regional do Recife da Agência Nacional de Transportes Aquaviários  (Antaq), José Y Plá Trevas; e o inspetor chefe da Alfândega de Suape, Carlos Eduardo da Costa Oliveira.

 

Sobrre o Programa

 

A Secretaria dos Portos implantou o Porto 24 horas para melhorar o desempenho das operações de movimentação de cargas, tanto nas importações quanto nas exportações, e das operações locais de estocagem na retroárea dos portos, com a redução do tempo e consequente redução dos custos dos serviços, o que acarretará ganhos efetivos da capacidade operacional em curto prazo.


Fonte: Assessora de Comunicação do porto de Suape

NO COMMENTS

Deixe uma resposta