Crítico britânico Tim Atkin MW destaca diversidade do vinho chileno em novo estudo

0
478

Última atualização:

São Paulo – O crítico britânico e Master of Wine (MW) Tim Atkin acaba de anunciar o lançamento do aguardado “Chile 2019 Special Report”, um dos mais completos guias de vinhos chilenos lançados este ano por uma autoridade global do vinho.

Com 175 páginas, o relatório é resultado de um extenso estudo realizada pelo crítico, que percorreu mais de 4 mil quilômetros durante três semanas e visitou 218 produtores em todas as regiões vitivinícolas do Chile. Para a edição de 2019, Tim Atkin degustou 1.283 vinhos – 224 a mais do que para a publicação de 2018.

O crítico afirmou estar surpreso com o vigor e crescimento da cena vitivinícola chilena, sendo cada vez mais difícil manter-se atualizado face à grande diversidade que o país oferece:

– Para 2019, eu selecionei 152 vinhos do ano, todos com pontuação acima dos 94. A lista inclui varietais como Chenin Blanc, Muscat, Riesling, Sémillon, Verdejo, Aglianico, Cinsault, Grenache, País, Syrah, Petite Syrah e Pinot Noir, o que prova que o Chile é hoje uma potência que vai além das tradicionais castas como Chardonnay, Sauvignon Blanc, Cabernet Sauvignon, Carmenère e Merlot.

Para Angelica Valenzuela, diretora comercial da Wines of Chile, “o relatório de Tim Atkin ajuda a destacar a fantástica produção de vinhos no Chile, bem como toda a diversidade de suas múltiplas castas, estilos e terroirs. Inovação e qualidade são dois aspectos intrínsecos dos vinhos chilenos, que estão muito bem retratados neste estudo”.

Enólogos em destaque

Tim Atkin destaca três enólogos no relatório de 2019: Christian Sepúlveda, Marcelo Papa e Mariluz Marín. Ele chama o primeiro de “jovem enólogo do ano”, pelo excelente trabalho com castas tradicionais como País e Semillon, na região do Maule. Marcelo Papa, da Concha y Toro, foi apontado como “o grande enólogo de 2019, pelo talento, dedicação e excelência com que comanda um imenso time de enólogos, que vem cuidando de novas áreas e levando seus produtos a novos patamares”. Já Mariluz Marín, completa Atkin, “é a enóloga lenda, pela maneira como vem elaborando uma nova área para o seu Lo Abarca, tendo alcançado o devido reconhecimento em uma das regiões mais interessantes do Chile”.

O pódio de 2019

  • Enólogo do ano: Marcelo Papa, da Concha y Toro.
  • Jovem enólogo do ano: Christian Sepúlveda, da Bouchon.
  • Enóloga Lenda: Mariluz Marín, da Casa Marín.
  • Melhor tinto do ano: 2014 Viñedos de Alcohuaz RHU, Elqui Valley.
  • Melhor branco do ano: 2017 Errázuriz Las Pizarras Chardonnay, Aconcagua Costa.
  • Melhor rosé do ano: 2017 Bodegas RE Pinotel, Casablanca Valley.
  • Melhor espumante do ano: 2014 Valdivieso Cuvée Aniversario Blanc de Blancs, Bío Bío.
  • Melhor vinho doce do ano: 2015 Torreón de Paredes Sweet Raquel Late Harvest, Cachapoal.
  • Vinho branco revelação do ano: 2017 Carmen DO Florillón, Apalta.
  • Vinho tento revelação do ano: 2015 Flaherty Wines Petite Syrah, Cauquenes.
  • Melhor custo benefício tinto do ano: 2016 Mayu Sangiovese Reserva, Elqui.
  • Melhor custo benefício branco do ano: 2018 Piedras del Encato Kuruf Moscatel de Alejandria, Itata.
  • Melhor custo benefício rosé do ano: 2018 Pérez Cruz Lingal Rosé, Maipo Andes.

Melhor custo benefício espumante do ano: NV Cono Sur Sparkling Rosé, Bío-Bío.

(*) Com informações Wines of Chile

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta