Daniel Godinho visita ABPA e destaca avanços conquistados pelo País no comércio exterior

0

São Paulo – O presidente-executivo da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Francisco Turra, recebeu ontem na sede da entidade, em São Paulo (SP), o Secretário de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Daniel Godinho.

Com Turra e Godinho estiveram o presidente da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (ABIEC), Antônio Camardelli, os vice-presidentes de mercado da ABPA, Ricardo Santin, e técnico, Rui Eduardo Saldanha Vargas, além de representantes das agroindústrias produtoras e exportadoras de carne de frangos e de suínos.

Dg01

Durante o encontro, Godinho destacou o trabalho desenvolvido pelo Ministério com a constituição do Portal Único de Comércio Exterior, com o objetivo de reformular os processos de importação, exportação e trânsito aduaneiro. De acordo com o Secretário, a meta é reduzir o tempo de processamento da exportação, atualmente entre 13 e 17 dias, para um prazo entre 08 e 10 dias.

Sobre acordos internacionais, Godinho destacou os avanços alcançados pelo governo nas negociações entre o Brasil e a União Europeia. Ressaltou que este é um acordo prioritário para o MDIC, e que os ministérios envolvidos estão engajados para construir um acordo sólido.

Ao mesmo tempo, o Secretário detalhou as ações do MDIC pela viabilização de outros mercados de interesse do setor de proteína animal.  Um dos mercados mencionados foi a Índia, que está dentre os países alvos dos exportadores de aves e de suínos.  Conforme o Secretário, há negociações pela abertura do mercado, com proposta já constituída pelo ministério.

DG03

Outro mercado é o México, para o qual o Brasil exporta carne de frango em cotas anuais e ambiciona embarcar carne suína, ovos e genética avícola.  Segundo Godinho, o acordo está em andamento e já há uma primeira lista de produtos pactuada entre os mercados. A meta é concluir o acordo até o final do ano.

“O Secretário Godinho tem um perfil altamente executivo e proativo. Suas qualificações e o pronto atendimento da Secretaria aos pleitos apresentados pela associação no que tange ao comércio exterior são provas disto.  É hoje um dos homens públicos mais bem preparados do país, e tem desempenhado um trabalho primoroso frente à Secex”, ressalta Turra.

 

Fonte: ABPA

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta