“Dia do Despachante Aduaneiro”: uma data respeitada para ser comemorada



Última atualização: 24 de Abril de 2019 - 16:31
0
99

Marcos Farnese (*)

 

Pela sua importância, a  Federação Nacional dos Despachantes Aduaneiros  (FEADUANEIROS) baixou uma resolução, em 6 de maio de 2006, oficializando o dia 25 de abril como o Dia Nacional do Despachante Aduaneiro. As comemorações acontecem em todo o Brasil, uma vez que a categoria responde por 97% das operações de desembaraço de comércio internacional, ou seja, quase a totalidade.

Neste dia comemoramos a imagem do Despachante Aduaneiro no cenário do comércio internacional, que é positiva em razão de sua intensa atuação e da importância do seu trabalho para a facilidade dos trâmites de circulação de produtos.

Outro ponto que merece destaque é que os profissionais vêm ampliando seus conhecimentos técnicos com o objetivo de se adequarem às novas necessidades do comércio exterior moderno, tornando-se verdadeiros consultores quando o assunto é importação e exportação.

Avanços e reconhecimentos marcam essa passagem em 2019. O SINDASP, em sua área de abrangência, também tem muito a comemorar. Após se consolidar no ano passado como o maior multiplicador de treinamento da DU-E (a nova declaração única de exportação), este ano iniciamos a DU-IMP com nada mais nada menos que os representantes da SECEX e da Receita Federal, que trouxeram a prática da nova modalidade, em São Paulo, para a categoria.

Em outro destaque, o SINDASP participa ativamente das Colfacs e é o representante da iniciativa privada nas Comissões de Facilitação (exigência da OMC), com expressivos resultados na rotina das alfândegas brasileiras.

Por isso tudo, e muito mais, afirmamos que o “Dia do Despachante Aduaneiro” é uma data respeitada para ser comemorada. Parabéns à categoria que representa legitimamente os importadores e exportadores e faz girar a máquina do comércio exterior brasileiro.

(*) Marcos Farneze é Presidente do SINDASP (Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de São Paulo).

Comentários

Comentários

Deixar uma resposta