Dificuldades no setor de exportação ameaçam a economia, diz senador João Tenório

Compartilhe:

Brasília (Comex-DF) O Senador João Tenório (PSDB-AL) advertiu que o cenário positivo na economia não deve ser motivo de otimismo exagerado e nem desviar a atenção do país das dificuldades enfrentadas pelo setor de exportação.

Para o parlamentar alagoano, grande parte das exportações brasileiras está passando por um ciclo de dificuldades, iniciado antes mesmo do estouro da crise financeira internacional, no segundo semestre de 2008, o qual vai além dos problemas verificados nas empresas que se dedicam ao mercado interno.

 

– Afinal, parte expressiva das exportações brasileiras enfrentava dificuldades de preço e câmbio antes da crise, e mesmo a valorização do dólar após a quebra do [banco] Lehman Brothers ficou longe de ser suficiente para atenuar os problemas – afirmou.

 

O senador destacou ainda a “tremenda redução” de crédito experimentada em todo o mundo após o colapso do sistema financeiro internacional, que se somou às dificuldades de mercado para os exportadores nacionais, acarretando um enorme constrangimento às cadeias produtivas de bens destinados à exportação com necessidade de grande volume de capital de giro.

 

João Tenório enfatizou ainda a importância do agronegócio brasileiro na pauta de exportações e, nesse caso, a sazonalidade da produção que geralmente impõe suas realizações em seis meses e a comercialização em 12 meses, o que demanda ainda mais capital de giro para a formação de estoques inevitáveis, independentemente da situação econômica do governo.

 

– Enfim, o ciclo vicioso: desgaste econômico e financeiro por um real super apreciado levando à  necessidade de recursos de terceiros no exato momento da imensa crise de crédito que afetou todo o planeta. Logo depois, de novo, desvalorização do dólar, que já atinge 25% só neste ano, e desta vez associada a uma queda quase que generalizada dos preços nos mercados internacionais – assinalou.

 

O senador frisou ainda que pela primeira vez em dez anos as exportações brasileiras já são decrescentes, na comparação entre um ano e os 12 meses imediatamente anteriores. João Tenório também ressaltou projeção do próprio Banco Central segundo a qual a corrente do comércio internacional deverá registrar retração em 2009.

 

– No ano, as exportações estão 25,1%menores do que o patamar de vendas registrado nos nove primeiros meses de 2008. Só o setor automobilístico brasileiro prevê uma redução de 30% a 40% nas vendas para o exterior de 2009 em relação ao ano passado – afirmou.

 

João Tenório avaliou que é muito cedo para apostar na recuperação da demanda internacional e que é sempre recorrente a discussão sobre o fator cambial, que reduz a competitividade dos produtos brasileiros no comércio internacional e distorce de forma insustentável a balança comercial brasileira.

Com informações da Agência Senado

 

Tags: