Diplomatas estrangeiros elogiam Programa de Imersão no Agronegócio oferecido pelo Mapa

0

Brasília – A Secretaria de Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SRI/Mapa) realizou a 6ª edição do Programa de Imersão no Agronegócio Brasileiro, entre os dias 11 e 14 deste mês. O programa levou diplomatas estrangeiros para conhecerem a fruticultura e vitivinicultura do nordeste com o objetivo de divulgar o agronegócio brasileiro e apresentar boas práticas produtivas. Os países representados nessa edição foram África do Sul, Alemanha, China, Filipinas, México, Singapura e Tailândia.

“Essa foi uma experiência importante para a SRI. Pudemos mostrar um pouco da nossa cultura e da importância da nossa agricultura para os participantes”, afirmou a diretora do Departamento de Promoção Internacional do Agronegócio, Telma Gondo.

Os diplomatas percorreram fazendas e agroindústrias das cidades de Petrolina (PE), de Casa Nova (BA), do Vale do São Francisco e de Icapuí (CE), na fronteira com o Rio Grande do Norte.  “A título de exemplo, visitamos a Agrícola Famosa, maior exportadora de melão do Brasil e uma das maiores do mundo. Lá pudemos conhecer as tecnologias usadas, que são bem avançadas para a produção não só de melão, mas também de melancia, mamão e banana, entre outras frutas”, afirmou o especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do Mapa, Pedro Viana Borges.

Borges acredita que a estratégia tem se mostrado bastante positiva. “A avaliação dos participantes realmente foi muito boa. Eles ficaram bem impressionados com tudo o que viram, do cultivo minucioso ao tratamento dispensado no restante da cadeia produtiva de frutas e vinhos”, comentou.

Para a chefe de Missão Diplomática de Singapura, Lian Choo Tan, o programa foi muito informativo. “Antes da visita, eu particularmente não sabia que havia cultivo de uvas e produção de vinhos no Vale do São Francisco”, disse. “Jamais teria ido até lá sem a indicação do Ministério da Agricultura. Foi uma ótima iniciativa para promover os laços de comércio e investimentos entre os nossos países. Recomendo a todos os colegas diplomatas de outras nações”, afirmou.

Produção e exportação

A produção brasileira de frutas na safra 2013/14 foi de 43 milhões de toneladas. De janeiro a outubro de 2014, o Brasil exportou US$ 632 milhões em frutas, incluindo castanhas e nozes.

Fonte: Mapa

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta