Diretor da Antaq considera a Intermodal “o fórum ideal para discutir temas do setor logístico

0

São Paulo – Começou hoje (1) a 20ª edição da Intermodal South America – Feira Internacional de Logística, Transporte de Cargas e Comércio Exterior, que vai até o próximo dia 3 de abril, no Transamerica Expo Center, em São Paulo. A solenidade de abertura, iniciada às 12h, contou com a participação de autoridades de grandes empresas e associações do setor.

Para o presidente da UBM Brazil, Joris van Wijk, a Intermodal acompanha as constantes mudanças e desafios do mercado. “ Isso impulsiona o crescimento da feira, que é hoje um grande encontro onde se apresentam soluções e se firmam negócios. Completamos 20 anos de muito sucesso e estamos trabalhando para os próximos 20 anos”, disse durante a abertura.

O evento é também um momento importante para buscar soluções eficazes para cada modal. Essa é a opinião do presidente da Codesp (Companhia Docas do Estado de São Paulo), Renato Barco. “O País precisa de soluções urgentes para, por exemplo, os acessos rodoviários. É na Intermodal que encontramos todos os atores do processo e promovemos a discussão e a busca de alternativas”, salientou.

Com opinião semelhante, o diretor geral da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), Mario Povia, acredita que a Feira é o momento propício para se fazer um balanço. “Estamos envolvidos na consolidação do novo marco regulatório e no aumento dos investimentos nos portos brasileiros. A Intermodal é o fórum ideal para discutir estes temas com as empresas do setor”, disse.

Também estiveram presentes o presidente da ABIFER – Associação Brasileira da Indústria Ferroviária, Vicente Abate; o presidente do Centronave – Centro Nacional de Navegação, Claudio Loureiro; o diretor presidente do Dersa, Laurence Casagrande Lourenço, entre outros.

Exposição e Conferências

Após a solenidade de abertura, foi inaugurada a visitação ao pavilhão. Mais de 600 marcas expositoras, originárias de 20 países, ocupam os 36 mil m² desta edição comemorativa da Intermodal South América. Entre elas, estão pavilhões exclusivos da Bélgica, Itália, Alemanha e Holanda, e a presença de mais de 42 portos, nacionais e internacionais, que traduzem o que há de mais moderno na atividade portuária mundial.

Ainda na tarde deste primeiro dia, acontece o painel “Desafios Estruturais dos Portos Brasileiros”, em parceria com a Abtra, que integra a Conferência “Intermodal Ports & Maritime Summit”. Dividido em duas sessões para debates de temas mais específicos, abordará os requisitos para alfandegamento de terminais e recintos e traz, dentre os palestrantes, o gerente de tecnologia da informação da Abtra, Vander Abreu, e o auditor, representante da Alfândega do Porto de Santos, Antônio Russo Fi.

A pauta da segunda sessão do painel vespertino, Porto Indústria e Acesso aos Portos, propõe o debate de alternativas para o acesso à região do Porto de Santos, comenta o projeto do túnel Santos-Guarujá e seus impactos, discute perspectivas de portos como o do Espírito Santo e apresenta cases de sucesso.

A feira está aberta para visitação até às 21 horas. O credenciamento é feito no local. Mais informações no site www.intermodal.com.br.

Fonte: Intermodal

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta