São Paulo – A Amcham sedia nesta terça-feira (28), em São Paulo, a partir das 9h, o seminário “Comércio Internacional e Resolução de Disputas – As experiências sueca e brasileira em Arbitragem e Mediação”, que contará com a presença do embaixador da Suécia no Brasil, Per-Ane Hjelmborn. No evento, Hjelmborn fala sobre a crescente relação comercial entre Brasil e Suécia.
Dentro do contexto de comércio bilateral, o evento trará especialistas brasileiros e suecos para debater a resolução de disputas no comércio internacional por meio da arbitragem e mediação. O seminário é organizado pelo Centro de Arbitragem e Mediação da Amcham, Swedcham (Câmara de Comércio Sueco-Brasileira) e Instituto de Arbitragem da Câmara de Comércio de Estocolmo, que é uma referência como câmara arbitral na Europa.
O tema da resolução de disputas no comércio internacional será abordado pelo consultor e ex-secretário de Comércio Exterior do MDIC Welber Barral e Ulf Franke, presidente do Instituto de Arbitragem da Câmara de Comércio de Estocolmo.
O painel seguinte trata do mesmo assunto, sob a ótica das empresas. Participam executivos jurídicos da Trench, Rossi, Watanabe Advogados, Volkswagen Brasil, Ericsson, Pöyry, Skanska Brasil, Camargo Corrêa, Sandvik.
Do ponto de vista dos advogados, participam representantes dos escritórios suecos Törngren Magnell e Baker & McKenzie. Pelo Brasil, estão a De Vivo, Whitaker e Castro Advogados, TozziniFreire Advogados e Demarest Advogados.
A moderação do painel será feita por Renato Pacheco Neto, da Pacheco Neto, Sanden, Teisseire Advogados, e cônsul-geral honorário da Suécia no Brasil.
Fonte: Amcham