São Paulo – O Conselho dos Embaixadores dos Países Árabes no Brasil realiza nestas terça (10) e quarta-feiras (11) uma missão diplomática ao estado do Ceará. Os embaixadores estarão acompanhados por uma delegação da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, entidade que organiza a viagem, e a visita conta com o apoio do Ministério das Relações Exteriores do Brasil. O objetivo da missão é mostrar as oportunidades de negócios com os países árabes para as autoridades e empresários do estado nordestino.
No dia 10, a agenda dos embaixadores inclui encontros com Cid Gomes (PROS), governador do estado, Roberto Cláudio Bezerra (PROS), prefeito de Fortaleza, e também uma visita à Agência de Desenvolvimento do Ceará (ADECE). No dia 11, acontece o seminário Oportunidades de Negócios entre o Ceará e os Países Árabes, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec).
“Apostamos no encontro e contato com os empresários do Ceará para que isso possa produzir bons resultados para a economia árabe e também do Ceará”, afirmou Ibrahim Alzeben, embaixador da Palestina no Brasil e Decano do Conselho dos Embaixadores Árabes no Brasil.
As últimas missões dos embaixadores árabes no Brasil aconteceram, majoritariamente, em estados da região Sul, como Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. De acordo com Alzeben, a escolha do Ceará como destino desta viagem é para que os diplomatas possam “ver de perto as oportunidades do estado e ter uma visão equilibrada e mais global do Brasil”.
Os encontros que serão realizados no estado servem como ponto de partida para futuras negociações. “Depois, um embaixador pode voltar sozinho e recuperar os encontros, conversar com as empresas para exportarem e promover seu país como destino de investimento”, explicou Michel Alaby, diretor-geral da Câmara Árabe.
Essas conversas, no entanto, já devem ter início durante a missão, em uma sessão de networking que irá acontecer entre os embaixadores e empresários cearenses após o seminário na Fiec. “A missão vai dar a visão dos países árabes, das potencialidades, oportunidades de comércio e investimento entre o estado e os países árabes”, ressaltou Alaby.
“Estamos contentes em visitar o Nordeste brasileiro e encontrar autoridades que vão abrir caminhos para melhorar nossas relações com o Ceará”, completou Alzeben.
Fonte: ANBA