Embratur destaca “agradável surpresa” dos turistas estrangeiros com a qualidade da Rio 2016

0

Brasília – Ao divulgar o balanço da Rio 2016, o presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Vinicius Lummmertz, destacou a importantes veículos da imprensa sul-americana, a “agradável surpresa” dos turistas estrangeiros com a qualidade dos Jogos Olímpicos.

Com as ações intensificadas da Embratur para promover o mundial, a postura crítica de parte da mídia desses mercados no período que antecedeu a Olimpíada, foi substituída por uma cobertura carregada de elogios. Em especial na última semana, a repercussão foi amplamente positiva, a exemplo dos jornais chilenos Pulso e El Mercurio e dos argentinos Olé e Ámbito Financiero.

“Com a organização impecável dos Jogos, o Brasil conquista, ainda mais, os nossos vizinhos sul-americanos, que já ocupavam posição de destaque como principais emissores de turistas”, afirmou o presidente da Embratur. Ele relembrou que a Embratur, através dos Comitês Descubra Brasil e dos Escritórios Brasileiros de Turismo (EBTs) instalados nos países vizinhos, considera a América do Sul prioridade nas ações de promoção turística do País.

“Desde que o Instituto começou a responder exclusivamente pela promoção internacional, o número de turistas sul-americanos que viajam ao Brasil aumentou 382%, o que reforça a importância desse mercado”, resumiu.

O portal argentino Olé, que faz parte do grupo Clarín, enfatizou a informação de que “Além do orgulho de ter organizado a 1ª Olimpíada na América do Sul, as autoridades brasileiras realçam o crescimento do fluxo turístico ao longo do mês de agosto”.

Em resposta ao questionamento sobre a rivalidade Brasil X Argentina, Lummertz disse ao jornal, em tom de brincadeira: “Somos como uma família, que discute no futebol, mas se une na comemoração. Esse é um momento de celebrar a divulgação dos destinos da América do Sul”. Ele se referia à expansão da promoção conjunta do País a mercados distantes, como a China.

Já o portal Ámbito Financiero comemorou o resultado da 1ª etapa da Rio 2016 ao afirmar que “Apesar do prognóstico sombrio, Rio ultrapassou o teste dos Jogos Olímpicos”. Conforme o site, os brasileiros melhoraram sua imagem no mercado internacional, recuperando a autoestima, apesar dos recentes problemas políticos. Ao final da matéria, o veículo destacou a satisfação dos estrangeiros durante os Jogos, em que 87% dos turistas que estiveram no mundial gostariam de voltar ao Brasil.

“O Brasil despertou o sonho olímpico e trouxe de volta o orgulho nacional renovado” foi a manchete do chileno El Mercurio. O compatriota Pulso optou por apresentar, em destaque, a seguinte fala do presidente da Embratur: “Vinicius Lummertz sobre os Jogos Olímpicos: As pessoas se surpreenderam positivamente”. Na sequência, o veículo abriu espaço para que o porta-voz fizesse um balanço sobre o mundial.

Confira, na íntegra, as matérias dos jornais Olé, El Mercurio e Pulso.

 

Fonte: Embratur

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta