Brasília – A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) deu mais um passo importante para a promoção do Brasil na China. Representantes do Instituto, do Consulado Brasileiro e de Foz do Iguaçu se reuniram com gerentes da Ctrip, a maior operadora de turismo online do país, nesta sexta-feira (18), em Shanghai, para estabelecer cooperação e troca de inteligência competitiva. A partir de hoje, a Embratur passa a fornecer conteúdo sobre o Brasil, como textos, vídeos e materiais de campanhas promocionais para alimentar a base de dados da empresa.
De acordo com o coordenador-geral de Inteligência Competitiva e Mercadológica do Turismo do Instituto, Alisson Andrade, a ideia é apresentar o maior número de informações sobre os destinos e os produtos brasileiros.
“A Ctrip é detentora de 70% de compras online de viagens do turista chinês, um dos mais conectados do mundo. O material que a Embratur irá disponibilizar servirá de subsídio para que o trade da China divulgue, com detalhes, as informações necessárias para a escolha do viajante na plataforma de comercialização”, explicou.

Além das informações que serão repassadas, a Embratur colocará os principais vendedores brasileiros em contato direto com a Ctrip. “Iremos criar essa ponte, já que temos contato com os principais representantes do trade brasileiro. Vamos conectar rede hoteleira, companhias aéreas, operadores de receptivo e agências de viagem para que as empresas possam vender e apresentar seus produtos”, informou o coordenador.
Segundo ele, a parceria com a empresa chinesa é fundamental para que mais chineses conheçam o Brasil. “Além da representatividade no mercado, a Ctrip domina a venda de viagens no país. Os nossos concorrentes – Peru, EUA e Canadá – já fazem esse tipo de serviço, por isso é de grande importância integrar as ações de venda e comercialização”, disse.
Depois de apresentarem a empresa, os representantes da Ctrip mostraram como eles trabalham em cooperação com órgãos internacionais de turismo internacional. Foram apresentados a área de inteligência competitiva, a base de informações detalhadas, em tempo real, do perfil de consumo do chinês e a estatística do turista para o mundo e da própria empresa. Além disso, eles mostraram como está a venda para o Brasil, como quem está consumido, quais são os destinos e a perspectiva de venda para os próximos anos.
Além do coordenador Alisson Andrade, estiveram presentes o servidor da Embratur André Netto; o vice-cônsul-geral do Consulado do Brasil em Shanghai, Maurício de Assis; Alexandre Pacheco, da Itaipu Turismo; Basileu Tavares, do Convention Bureau de Foz do Iguaçu; a gerente regional responsável pelas Américas da Ctrip, Jia Feng, e os demais gerentes da operadora Zgang Qing e Bryce Liu.
Ainda nesta sexta-feira, a comitiva brasileira visitou a terceira maior operadora de turismo da China, a Tong Cheng, que fica na província de Suzhou. Recebidos pelo gerente-geral de parcerias com entidades de turismo da empresa, Zoey Shane, os brasileiros aproveitaram a oportunidade para oferecer a mesma parceria proposta à Ctrip: troca de conteúdo e contato com fornecedores brasileiros.
(*) Com informações da Embratur