Florianópolis (SC) – O Sudeste asiático é um mercado estratégico para muitas companhias. Algumas porque o negócio é baseado na importação, outras porque o ambiente externo apresenta oportunidades de expansão. Em ambos, a propriedade intelectual é uma ferramenta que pode potencializar resultados. E foi para entender melhor esse cenário e reforçar parcerias que a Cerumar Propriedade Intelectual esteve em uma missão internacional para o Qatar e para a Indonésia nas últimas semanas.
A empresa, que atende clientes do país inteiro a partir de unidades de negócios em Santa Catarina, foi representada pela sócia e Mestre em Propriedade Intelectual pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), Ana Bilbao. A executiva viajou a convite da Embaixada da Indonésia no Brasil e participou de dois eventos, além de diversas agendas com parceiros locais.
O grande objetivo da missão, de acordo com Ana, foi aproximar os mercados dos clientes brasileiros às oportunidades da região. “A Cerumar já atua com uma rede de parceiros em todo o mundo. Nos últimos anos, com o aumento das possibilidades de fomento de novos negócios a partir de uma visão estratégica de propriedade intelectual, entendemos que é nosso papel como proponente de soluções nos aprofundarmos nesses mercados. Estamos neste movimento”, comenta.
“A missão trouxe à tona diversas possibilidades e, mais do que isso, nos trouxe a oportunidade de compartilhar também com os nossos parceiros do Sudeste asiático a visão de negócios que temos do mercado brasileiro. Tanto o que ouvimos quanto o que apresentamos aponta para uma atuação ainda mais estratégica e focada em resultados para os clientes da Cerumar que já operam ou desejam operar naquela região”, finaliza.
Programação incluiu duas feiras
O principal objetivo da visita foi a participação em agendas apoiadas pela Embaixada da Indonésia no Brasil e pelo Indonesian Trade Promotion Center (ITPC). A Indonesia-Latin America and the Caribbean (INA-LAC) é uma feira realizada pelo órgão governamental responsável por negócios internacionais. O fórum reúne 500 representantes do alto escalão dos setores público e privado para discussão de oportunidades e conexões do mundo com a região.
Já a 37ª Trade Expo é uma feira de negócios com mais de 800 expositores, também organizada pelo Governo Federal da Indonésia. No evento, negócios com potencial exportador ou importador se conectam com fornecedores e parceiros do mundo todo.
A missão da Cerumar contou ainda com reuniões de negócios com parceiros comerciais no Qatar.
(*) Com informações da Cerumar Propriedade Intelectual