Empresa chinesa firma contrato para a primeira exportação de vagões ferroviários para o Brasil

0

Qingdao  (China) – A maior fabricante chinesa de vagões ferroviários CRRC Qingdao Sifang Co., Ltd. assinou recentemente um contrato online com a gigante global de minério de ferro Vale do Brasil para a exportação de 62 vagões ferroviários principais. Esta é a primeira vez que uma empresa chinesa exporta vagões ferroviários para o Brasil.

A Vale do Brasil opera as duas únicas ferrovias do país que prestam serviços de passageiros, Estrada de Ferro Vitória-Minas (EFVM) e Estrada de Ferro Carajás (EFC), ligando capitais e portos importantes de vários estados do sudeste e nordeste do Brasil.

De acordo com o contrato, a CRRC Qingdao Sifang fornecerá 62 novos vagões para essas duas importantes linhas, incluindo diversas variedades, como vagões executivos, econômicos, vagões-restaurante e de geração de energia. O projeto, fabricação, entrega e manutenção estarão de acordo com as normas brasileiras, americanas e europeias.

Este lote de vagões deverá começar a ser entregue em 2024. Após sua operação, melhorará significativamente a capacidade de passageiros da ferrovia principal do Brasil e melhorará efetivamente a qualidade de viagem da população local.

A CRRC Qingdao Sifang está ativamente envolvida no mercado brasileiro há muitos anos. O trem urbano ferroviário fornecido por esta empresa chinesa para a Linha 13 de São Paulo, a primeira linha expressa aeroportuária da América do Sul, entrou em operação em 2020.

 

(*)  Com informações da Agência Xinhua

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta