Empresa estatal marroquina OCP, de fertilizantes, abre nova filial no Brasil

0

São Paulo – O Grupo OCP, estatal marroquina do ramo de fosfatos, anunciou esta semana a abertura de uma filial para comercialização e distribuição de fertilizantes no Brasil, a OCP Fertilizantes Ltda. De acordo com informações do site do jornal de economia Les Éco, do Marrocos, o capital destinado à nova estrutura é de R$ 41 milhões.

Segundo comunicado da empresa, a OCP pretende ampliar sua presença no País, que já conta com a marca OCP do Brasil. No final de 2011, a estatal marroquina e a multinacional Yara, com sede na Noruega, anunciaram a formação de uma join-venture na qual a OCP assumiu 50% de participação em um complexo da Yara no Rio Grande do Sul, que conta com fábrica de fertilizantes, terminal marítimo e área de armazenagem.

De acordo com o comunicado, os produtos da companhia marroquina serão comercializados e distribuídos no Brasil pela nova filial “a partir de diversas plataformas logísticas e de centros de estocagem chaves próximos aos locais de consumo no Brasil”. A OCP informou que a subsidiária vai oferecer uma ampla gama de itens fosfatados, incluindo novos produtos de “alta performance” e suplementos para alimentação animal.

Ao mesmo tempo, diz a empresa, a OCP do Brasil pretende aprofundar sua atuação no País por meio de ações de inteligência de mercado, pesquisas agronômicas e iniciativas de relações públicas.

O comunicado acrescenta que a OCP Fertilizantes “dará apoio aos distribuidores brasileiros para fazer face aos gargalos logísticos que limitam estruturalmente sua capacidade de servir o mercado durante os períodos de pico de demanda”. O diretor-executivo da área comercial da OCP, Mhamed Ibnabdeljali, disse, segundo a nota, que a nova filial vai aproximar a companhia dos clientes e criar mecanismos de fornecimento mais confiáveis e flexíveis.

De acordo com informações do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), as exportações de adubos e fertilizantes do Marrocos ao Brasil somaram US$ 834 milhões no ano passado, um aumento de 11,5% sobre 2011.

Fonte: ANBA

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta