Empresas brasileiras participam em Atlanta da maior feira mundial do setor de processamento de proteína animal

0

Brasília – A International Production of Processing Expo – IPPE 2022, abriu as suas portas ao público hoje (25) depois do cancelamento da edição 2021. A feira acontecerá até a quinta-feira (27), em Atlanta, nos EUA, e contará com a participação de cinco fabricantes brasileiras de máquinas e equipamentos voltados para a indústria alimentícia e refrigeração industrial.

A participação dessas empresas no maior evento da indústria de processamento de carnes e alimentos balanceados do mercado norte-americano foi organizada pelo Programa Brazil Machinery Solutions, fruto da parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq).

Os Estados Unidos seguem sendo o principal destino das exportações brasileiras de máquinas e equipamentos. Em 2021, as exportações com destino ao mercado somaram US$ 2,7 bilhões. Entre os principais segmentos exportados destacam-se: Máquinas Rodoviárias (37%), Motores e Grupos Geradores (21%), Válvulas Industriais (7%), Máquinas e Implementos Agrícolas (6%) e Máquinas para a Indústria Alimentícia, Farmacêutica e Refrigeração Industrial (5%).

Entre os principais segmentos exportados para os Estados Unidos, é importante destacar a participação das máquinas e equipamentos que compõem o setor da Indústria Alimentícia, Farmacêutica e Refrigeração Industrial, e que constam entre os principais produtos em destaque na feira IPPE. No comparativo das exportações do setor entre 2020 e 2021 com destino aos EUA, a indústria brasileira teve um crescimento de 87%, recuperando-se da redução de quase 50% do fluxo de exportação quando comparado os anos de 2019 e 2020.

O país é, atualmente, o principal destino das máquinas brasileiras para o setor de processamento de proteína animal e tratamento avícola; o segundo principal destino para o setor de máquinas de embalagens para proteína, atrás apenas da Argentina. Para o mercado brasileiro de máquinas e equipamentos para criação de animais, o país figura como o sexto destino das exportações em 2021, tendo ocupado a primeira posição em 2018 e 2019.

Para as empresas brasileiras, a IPPE é um cenário comercial muito importante, reunindo mais de 1.200 expositores de uma centena de países, com um público estimado de 25 mil visitantes em Atlanta, possibilitando que as empresas participantes tenham contato estratégico não só com o mercado americano, mas também com compradores qualificados da América Latina.

As empresas brasileiras que participarão da IPPE são: Usitec, Fornari, Tecmaes, Varpe e Equimatec. Essa importante delegação conta com o apoio da Abimaq, que representa cerca de 8.000 empresas de diversos segmentos de fabricação de máquinas e cuja atuação impacta diretamente os setores produtivos, assim como do Programa BMS que, por sua vez, visa promover as exportações e fortalecer a imagem do Brasil como fabricante. O Programa Brazil Machinery Solutions participa ativamente das mais importantes feiras do mundo, apoiando seus associados com programas de relacionamento comercial e alianças para geração de intercâmbio tecnológico e crescimento da capacidade exportadora das empresas.

(*) Com informações da Apex-Brasil

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta