Enaex 2013, em agosto, no Rio, debaterá propostas para uma logística integrada e competitiva

0
638

Última atualização:

Da Redação

Brasília –  “O próximo Encontro Nacional de Comércio Exterior (Enaex), que realizaremos nos dias 22 e 23 de agosto, no Rio de Janeiro, terá por objetivo principal a consolidação de propostas para uma logística integrada e competitiva. Isso é imprescindível para o Brasil enfrentar os grandes desafios no comércio exterior”. A afirmação foi feita pelo presidente da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), José Augusto de Castro, para quem o evento acontecerá “num momento em que o disco do mundo está mudando e temos que estar atentos a essas mudanças e nos adaptarmos a elas”.

O Enaex 2013 terá como tema “Propostas para uma Logística Integrada e Competitiva” e as inscrições, gratuitas,  podem ser feitas no endereço www.enaex.com.br. A expectativa dos organizadores é de que 3 mil pessoas estejam presentes nos dois dias do evento e de que um número igualmente expressivo de internautas participará “on line” do Encontro. Entre os palestrantes são aguardados ministros de Estado, representantes de órgãos governamentais como o BNDES, Embrapa, Receita Federal, instituições privadas como a AEB, Funcex, Firjan, Fiesp entre outras.

Enaex 2013, em agosto, no Rio, debaterá propostas para uma logística integrada e competitivaSegundo José Augusto de Castro, “a decisão de fazer da logística o tema central do Enaex 2013 serve para atestar a importância que os meios governamentais, empresariais e da sociedade civil dispensam a essa questão que é crucial para o comércio exterior brasileiro.

Durante os dois dias do evento, os gargalos existentes no setor de infraestrutura do País serão debatidos exaustivamente. Dependemos da logística para exportar não apenas os produtos primários, do agronegócio, mas também os bens industrializados. O grande interesse que o tema desperta serve para demonstrar a preocupação do setor privado e também do governo com o comércio internacional e especialmente com um dos temas a ele correlatos que é a logística”.

Na opinião do presidente da AEB, “o disco do mundo está mudando e todos nós temos que estar atentos a essa mudança para nos adaptarmos a ela. É preciso que nos adaptemos a uma provável desaceleração mais acentuada da economia da China e também à persistência da crise na Europa. Estas questões também serão abordadas no Enaex”.

Lançamento em São Paulo

Enaex 2013, em agosto, no Rio, debaterá propostas para uma logística integrada e competitiva

O Enaex 2013 será lançado oficialmente em São Paulo no próximo dia 25, quando será realizada a apresentação do projeto do evento e palestra sobre o tema “Brasil-China: Riscos e Oportunidades”, a cargo do embaixador Clodoaldo Hugueney, que chefiou a embaixada brasileira em Pequim até o ano passado. O evento será realizado no auditório Aduaneiras (Avenida Paulista, 1337, 23º andar) e as inscrições gratuitas poderão ser feitas no endereço aebbras@aeb.org.br.

Ao anunciar a realização do evento de apresentação do Enaex na capital paulista, a AEB destaca que hoje, 42% de tudo o que o Brasil importa da China são bens de alto valor agregado e apenas 20% são itens de menor valor. Enquanto isso, a nossa pauta exportadora para a China tem uma alta concentração em produtos primários, como soja em grãos e minério de ferro. O Enaex será um bom fórum para se discutir a imediata necessidade de aumento das exportações brasileiras, o que talvez exija mudanças na orientação política sobre o comércio exterior.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta