Enaex 2016 sobre “Exportar para crescer” terá como destaque nova configuração da Camex

0

Última atualização:

Rio de Janeiro A nova configuração da Câmara de Comércio Exterior da Presidência da República (Camex) será um dos destaques da 35ª edição do Encontro Nacional de Comércio Exterior (Enaex 2016), durante o painel “Política de Comércio Exterior e as ações para ampliar a competitividade na exportação”. Promovido pela Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), o evento será realizado nos próximos dias 23 e 24, no Rio, e terá como tema geral “Exportar para crescer”.

A secretária-executiva da Camex, Tatiana Rosito, uma das participantes dos debates sobre o tema, explica que a mudança de configuração, estabelecida pelo Decreto nº 8.807, de 12 de julho de 2016, já no Governo Temer, “traz o comércio exterior para o centro das decisões de governo, o que contribuirá para o aperfeiçoamento do ambiente regulatório, auxiliará na redução de custos e racionalizará a intervenção governamental, por meio da maior efetividade da coordenação entre os órgãos de comércio exterior.”

Pelo decreto, a Camex passou a ter como órgão de deliberação superior e final um Conselho presidido pelo próprio Temer e composto pelos ministros das Relações Exteriores; da Fazenda; da Agricultura Pecuária e Abastecimento; da Indústria, Comércio Exterior e Serviços; do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão; e ainda pelo secretário-executivo do Programa de Parcerias de Investimentos da Presidência da República, Moreira Franco.

De acordo com Tatiana Rosito, a ampliação da contribuição do comércio exterior para a geração de empregos e a retomada do crescimento depende de um conjunto de políticas, no contexto do ajuste fiscal e das reformas estruturais em curso, incluindo políticas nas áreas previdenciária, trabalhista, tributária e de financiamento, entre outras. Inclui, ainda, ações para acelerar e ampliar negociações internacionais de acesso a mercados, fortalecer a promoção das exportações e dos investimentos, modernizar a estrutura produtiva e atuar na defesa comercial de interesses nacionais, além de fomentar a participação das micro e pequenas empresas no comércio internacional.

Segundo a secretária-executiva da Camex, “a expectativa com relação ao Enaex é muito positiva, pois o encontro é um dos principais eventos de comércio exterior do País e nos permitirá interagir com representantes de todos os atores envolvidos com o tema. Esse diálogo é fundamental para alcançarmos soluções de curto e longo prazos para ampliar o papel do comércio exterior na economia brasileira e contribuir para a retomada do crescimento e a geração de empregos”.

– O Enaex, por meio dos painéis e debates, tradicionalmente traz sugestões de aprimoramento da atuação do governo e de medidas para ampliar a competitividade das exportações brasileiras. Congrega profissionais de comércio exterior, logística, academia e governo em prol de soluções para trazer o comércio exterior para o centro das políticas do País, coincidindo com os objetivos do governo. O tema do evento este ano, “Exportar para crescer”, é muito oportuno, e certamente dos debates sairão propostas que devem ser analisadas para ampliar a competitividade das exportações e importações brasileiras – afirma Tatiana Rosito .

O painel “Política de Comércio Exterior” será realizado no dia 23, das 14h45 às 15h15, e contará ainda com a presença do diretor de Negócios da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimento (Apex-Brasil), André Marcos Fávero e terá como moderador Carlos Mariani Bittencourt, vice-presidente da Firjan e da AEB.

Sobre o Enaex 2016

Durante o Enaex 2016 os participantes vão ter acesso a workshops, painéis e discussões sobre os principais temas ligados ao comércio exterior brasileiro. Terão ainda a oportunidade de participar de despachos executivos e reuniões, assim como visitar a área de exposição com estandes de empresas, entidades, órgãos públicos e mídias especializadas.

Paralelamente ao evento, ocorrerá a reunião do Conselho de Comércio Exterior do Mercosul (Mercoex), formado pelas coirmãs da AEB no âmbito regional: CERA (Câmara de Exportadores de la República Argentina), UEU (Unión de Exportadores del Uruguay) e CIP (Centro de Importadores del Paraguay).

Em reconhecimento às empresas e instituições que se destacaram no comércio externo do Brasil no ano anterior, a AEB e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) concederão durante o evento o Prêmio Destaque de Comércio Exterior 2016, que está em sua 22ª edição.

As inscrições, gratuitas, já estão abertas no site www.enaex.com.br, onde os interessados poderão encontrar também mais informações sobre o evento.

 

Serviço:

Encontro Nacional de Comércio Exterior (Enaex 2016)

Data: 23 e 24 de novembro de 2016

Horário: 8h a 19h (23/11) e 8h a 17h (24/11)

Local: Centro de Convenções SulAmérica (Av. Paulo de Frontin, 1 – Cidade Nova – Rio de Janeiro – RJ)

Informações e inscrições: www.enaex.com.br/enaex2016

 

Fonte AEB

Comentários

Comentários

LEAVE A REPLY

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui